x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 398

Difal - diferencial de alíquota

Thais Tinim Guedes

Thais Tinim Guedes

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 12:36

Boa tarde,

Estou com uma grande duvida, temos um cliente de SP que tem uma empresa de bolos e compra as embalagens de um fornecedor do RJ, esse cliente é mei. Ele gera uma nota para transporte.
Venho deis então gerando a GARE Diferencial de alíquota para nossa cliente pagar, como ela esta vendo que não compensa muito para ela comprar de fora decidiu ver se parava de comprar, ai o fornecedor ligou aqui e falou que consultou o Contador dele e ele disse que essa nota não tinha nenhuma tributação.
Estou perdida sou nova na área e escuto diversas versões e não estou conseguindo resolver essa situação,

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 5 anos Segunda-Feira | 25 março 2019 | 09:05

"Conforme artigo 115, XV-A, RICMS/SP, os optantes pagam o ICMS DIFAL:
...
XV-A - na entrada em estabelecimento de contribuinte sujeito às normas do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - "Simples Nacional", até o último dia do segundo mês subsequente ao da entrada:
a) de mercadoria destinada a industrialização ou comercialização, material de uso e consumo ou bem do ativo permanente, remetido por contribuinte localizado em outro Estado ou no Distrito Federal, o valor resultante da multiplicação do percentual correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual pela base de cálculo, quando a alíquota interestadual for inferior à interna.

Obs. O MEI é uma modalidade de microempresa, conforme art. 100, §5º, Resolução do CGSN 140/2018.

Obs. 2) O MEI é isento de alguns tributos, ver artigo 18-A, V, LC 123/2006, contudo, não alcança o ICMS DIFAL.

Entendo assim!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1