x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 2.329

NFE- cancelamento

Rosa Mônica Oliveira Santos Alves

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 11:02

Oi, pessoal. Minha dúvida é a seguinte: cliente enquadrado no simples nacional e emitiu de duas nf-e e as cancelou no seu sistema (ele usa sistema próprio, não o da receita). Antes de efetuar o lançamento consultei as nfe e as mesmas não estavam canceladas, mediante isso, lançei as nfs, fiz o DAS com inclusão das mesmas, até porque já havia passado o prazo de cancelamento. OK. O sistema que ele usa está dando problema e não cancelou a nf na receita, mas no programa do cliente está como cancelada. Qual o procedimento a ser tomado com relação aos destinatários dessas nfes que nem sabem disso, porque a operação não existiu? solicito uma nf de devolução dele explicando o que ocorreu? ou posso somente fazer uma nfe de entrada em devolução para fins de abatimento do imposto? Como posso resolver isso para que não haja problemas pra minha empresa e pro cliente dele?

Rosa Mônica
msn: [email protected]
Edimar Zambianco

Edimar Zambianco

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 11:15

Bom dia Rosa, tudo bem?
Seja bem vinda ao fórum contábeis!

Os erros decorrentes com relação à outros sistemas utilizados, senão ao da receita estão sendo diversos, e bem complexos.
Por isso sugiro a todos que utilizem o da receita, que representa hoje mais de 90 % dos usuários!

Com relação ao seu problema vamos la.
O seu cliente emitiu as notas, nao conseguiu cancelar na receita durante o prazo legal, e ja pagou o das sobre as notas emitidas ok?

Já que ele ja pagou o imposto sobre as notas, e o proprio sistema nao consegue cancelar é melhor nao mexer mais nisso e deixar como esta ok?

A operação existiu, isso é fato, deu-se o fato gerador e ja foi pago o imposto devido . FATO !!!

Perguntas:
Pq vc quer cancelar as notas? os clientes ja receberam as mercadorias e pagaram?
se sim, deixe como esta, nao entendo pq haver uma nota de devolução entendeu?

Mais, em todo caso se for preciso ... vc pode sim fazer uma nf-e de entrada, sem problemas, é totalmente possivel , para abater essa operação

um abraço

[email protected]
15 81015365
ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 11:33

Bom dia a todos

Pelo que entendi na exposição da Rosa Mônica, a operação não existiu: (Qual o procedimento a ser tomado com relação aos destinatários dessas nfes que nem sabem disso, porque a operação não existiu)

Solicitar NF de devolução não vejo como, pois se não receberam nem a NF de origem... Então creio que a alternativa seja, de fato, emitir a NF de entrada para "anular" as operações de saída que não ocorreram. Porém, no sistema do cliente estas notas de saída precisam aparecer como se tivessem ocorridas ao inves do status de "cancelada".

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."

há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 13:43

Agradeço a atenção de vcs e as boas vindas, fiquei feliz, rsrs.

Mas voltando ao assunto, o cliente não recebeu o arquivo xml dessa nf, até porque foi cancelada "" e emitiram outra nf com o mesmo valor alterando alguns dados passíveis de correção, mas... meu cliente não tinha visto que na receita essa nfe não havia sido cancelada. Eu que consultei e verifiquei o fato.

Outro porém, no sistema do meu cliente está cancelada, só não está na Receita. Por esse fato, vcs acham que pode dar algum problema pro cliente dele?

Também estou pensando em fazer a nf de entrada para fins de abatimento. Fazer uma observação em informações complementares dizendo o motivo da mesma e anotar a ocorrência no modelo 6. O que vcs acham?

Outrossim, minha consultoria FISCODATA. Respondeu que não há previsão legal para o ocorrido, ficando a critério do contribuinte a melhor forma de resolver. Está certo, isso?

Grata

Rosa Mônica
Edimar Zambianco

Edimar Zambianco

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 08:33

Bom dia Rosa.

Olha, em relação a primeira nota, o correto é fazer constar no sistema do seu cliente que a mesma NAO foi cancelada, pois para a receita (fisco) a nota existiu.
Se ela nao chegou até o cliente, se a mercadoria nao foi entregue, etc, é só fazer uma nota de entrada para abatimento entendeu?

Com relação ao outro caso, que no sistema do seu cliente esta cancelada, verifique se ainda da tempo para cancelar na receita, e aproveitando verifique o pq de tantos erros no sistema dele.

Não esqueça que o que vale é os dados que constam na receita ok?

um abraço,
e a propósito ja lhe aceitei no msn !

até mais

[email protected]
15 81015365

há 15 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 08:45

Oi Edimar, bom dia. Vou fazer isso mesmo a nf de entrada.

Quanto ao meu cliente, já o alertei sobre os erros.

Também verifiquei junto ao posto fiscal de nossa jurisdição, apesar de não ser um assunto pertinente "à esfera estadual" e sim federal. E o chefe do posto disse não ver problema em fazer uma nf de entrada. E que realmente não existe "ainda" previsão legal pra isso, provavelmente sairá até o fim desse ano.

Agradeço. Vcs me ajudaram bastantão..rss..
Abraço

Rosa Mônica
Millennium Sistemas

Millennium Sistemas

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Informática
há 15 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 09:27

mudando um pouco de assunto, mas ainda falando sobre cancelamento. Esses dias meu cliente teve que cancelar uma nota pois ele não estava conseguindo emiti-la, fui checar o motivo e percebi que estava dando erro de estouro de campo do telefone do destinatário, lá ele precisa de vários contatos por cliente, para cobrança ai ele tinha colocando uns três telefones no mesmo campo, do nosso sistema próprio aqui.
Tive que bloquear isso para não acontecer de novo, pois deu maior trabalho para corrigir e descobrir.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade