x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.277

NF-e de serviços

Suzana Campos

Suzana Campos

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 14 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2009 | 08:49

Prezados,

Sou o tomador de serviços do RJ e não sou emitente de NF-e. Porém o prestador de serviços de SP me enviou uma NF-e de serviços e nos dados cadastrais do tomador está faltando o preenchimento do numero de inscrição municipal do tomador.
Peguntas:
1- É obrigatorio o preenchimento do numero de incrição municpal do tomador?
2- Quem é o responsável por esse preenchimento? O prestador de serviço alega que o tomador tem que atualizar o cadastro. Mas como?? Não sou emitente de NF-e e nem possuo cadastro de contribuintes em SP. Sou empresa do RJ.

Isso tem gerado uma briga, pois o tomador não quer receber a NF-e de serviço pois não vem constando o seu numero de incrição munipal e o prestador de serviço diz que o prestador tem que atualizar o seu cadastro. Mas que cadastro é esse??

No agurado de uma ajuda.
Obrigada

Geraldo Antônio Pereira

Geraldo Antônio Pereira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 7 novembro 2009 | 17:03

Boa tarde Suzana!

1 - Se o tomador de serviços possui inscrição municipal é obrigatório o preenchimento referido número.
2 - O responsável pelo preenchimento é quem emite o documento fiscal, desde que o tomador de serviços tenha informado corretamente todos os dados necessários ao prestador de serviços.

Certifique-se com o prestador de serviços o que realmente ocorreu, poderá ser também que, quando da emissão da NF-e, os dados sejam extraídos diretamente do Cadastro Sincronizado da Receita Federal e nele não conste o nº da inscrição municipal. Neste caso, deverá verificar a possibilidade de tal inclusão nos órgãos de registro.

Atenciosamente.

Fernanda Belchior Dias

Fernanda Belchior Dias

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 14 anos Domingo | 8 novembro 2009 | 19:50

Ola Suzana.

Por experiencia propria, as nfe de servico emitida por empresa no municipio de SP, so ira puxar a Inscricao municipal se o tomador for do mesmo municipio (SP), caso contrario o proprio sistema da Prefeitura deixara em branco, ja que para qq sistema de qualquer municipio, o prestador só consegue mencionar se o tomador esta localizado no mesmo municipio, devido a variedade de digitos.

Espero te-la ajudado.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.