José Santos Silva
Iniciante DIVISÃO 3 , Não InformadoBoa noite a todos!
Estou começando hoje, neste site, e também sou um Mei novo. Por isso tenho algumas dúvidas, explico:
-Sou prestador de serviços, aqui em São Paulo. Presto, na maioria das vezes serviços de mão de obra em instalações de ramais telefônicos, elétrica, pequenos reparos, etc. Sempre forneço nota de serviço, contudo, presto serviço para escolas públicas, e já cheguei a perder serviço por não emitir NFe de mercadoria que instalo, por exemplo, uma central de alarme. Sendo assim, me informei junto ao Sebrae, e seguindo suas orientações comprei um certificado digital, baixei o programa de notas fiscais, enfim, fiz tudo direitinho, contudo, eles não prestam suporte contábil, principalmente as dúvidas que tenho, além, disso, não tenho condições para pagar um contador, pois minha demanda de serviços é muito pequena, aliás, esses serviços são mais uma espécie de "bico" do que propriamente uma profissão contínua, justamente como disse, pela baixa demanda.
Diante do que tenho visto na internet fiquei com muito medo em emitir uma nota e ser multado por falta de conhecimento; daí, meus questionamentos vem a seguir:
- Como saber se meu emissor de nota fiscal do Sebrae está funcionando certinho, baixei uma versão de teste também, chamada de homologação, porém, como posso usá-la?
-Posso emitir uma nota para um parente para ver se funciona, isto é, usando por exemplo uma nota de entrada de uma placa de ramais que comprei em nome da minha empresa, ou seja, dentro dos parâmetros do que minha empresa pode vender?
-Para ficar mais fácil, posso apenas copiar todos os dados de uma nota fiscal de entrada de meu fornecedor, como dei o exemplo a central de alarme, com todos seus dados, códigos, etc.; e emitir minha nota ao meu cliente, colocando apenas minha margem de lucro, é claro?
-Na nota fiscal de serviços, sei que não pago nada de impostos, ou seja, já estão inclusos na mensalidade que pago do DAS, que me parece ser R$5,00, e na NFe, existe algum imposto ao emiti-la, digo, em algum lugar da nota deverei colocar algum imposto ou mesmo fazer algum cálculo sobre o valor emitido da nota?
-Quando emitir a NFe ela já vai diretamente para o e-mail de meu cliente e fica salva no site da Secretaria Estadual da Fazenda, podendo imprimi-la ou baixá-la quando quiser, ou seja, se por exemplo formatar meu computador ela não se perde com o programa emissor de notas fiscais?
Desculpem tantas perguntas, mas, quando fizer alguma instalação que haja necessidade de compra de materiais, deverei emitir duas notas: uma de serviços e outra de produtos. Em se tratando de serviços a órgãos públicos, pelo menos aqui, é assim que funciona!
Antecipadamente agradeço ao site e a todos que puderem tirar minhas dúvidas!
Atenciosamente,
José