x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 1.889

Baixa de inscrição para empresas na area de construção civil

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2018 | 12:43

Bom dia Colegas!

Aqui no estado da Bahia empresas que prestavam serviço na area de construção civil tiveram sua inscrição estadual baixada, mesmo aquelas que tinham outros cnaes direcionados para comercialização, de acordo com o Art. 484 do Decreto 18406 de maio de 2018, as empresas que precisarem permanecer com a inscrição estadual, precisarão abrir uma filial apenas com a prestação de serviço de construção, separando as atividades comerciais na matriz. Além disso, sempre que for feito compra de material direcionado para construção, o fornecedor precisará informar na nota o endereço e os dados da obra e não o da empresa. Diante disso gostaria de um esclarecimento de alguém que já trabalha com construtora, pois estou com cliente prestes a abrir uma e nunca fiz a contabilidade na área.
A empresa será do simples nacional e como mencionei à cima, irei abrir matriz e filial. Como se trata de obras, eu vou lançar as despesas e receitas por centro de custo, ok? No caso como funciona a questão do CEI? Eu vou precisar abrir pra cada obra? No caso do fornecedor quando for emitir a nota fiscal com os dados da obra, ele vai ter que informar o CEI ou o CNPJ?
São coisas bestas, mas ainda sinto uma certa insegurança por nunca ter lhe dado com isso, se alguém puder me ajudar eu agradeço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade