x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 1.678

Beth Borochovicius

Beth Borochovicius

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 5 dezembro 2009 | 23:01

Renata, boa noite.

Não é o CFOP que determina o destaque ou não do ICMS, mas os produtos e as operações.

Então vc pode ter diversos CFOPs diferentes, com e sem o destaque do imposto.

Quanto ao crédito deste imposto (a compensação), só será permitida se o que vc comprou entrará como insumo no seu produto, ou se vc for revender a mercadoria. Se vc for consumidor final, vc não terá direito ao crédito.

Supondo que vc vá até a Kalunga e compre diversos materiais de escritório. Vc deve ou não tomar crédito desta compra??

São duas alternativas:

1. Vc é uma papelaria: se vc comprou estes materiais para revender, vc deve sim tomar o crédito deste ICMS.

2. Vc é uma empresa de qualquer outro ramo de atividade: como vc não vai revender esta mercadoria, vc não deve tomar o crédito, considerando que vc é o consumidor final do material.


espero ter ajudado.



Elisandra gomes da Cruz

Elisandra Gomes da Cruz

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2009 | 07:59

ola pessoal,

tenho uma duvida, a analista fiscal daqui entrou com uma nota de debito no livro fiscal, ou seja no livro fiscal de entrada pelo que eu saiba nota de debito não é um documento fiscal, e o procedimento não é entrar com a mesma no livro fiscal estou certa??

obrigada

José Renato Rodrigues

José Renato Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2009 | 10:07

Ola Elisandra.


no livro só se escritura nfs estaduais, ou seja, toda operação com CFOP.

oque voce quer dizer com nf de debito?
trata-se de um formulario (estadual) ai se escritura.
trata-se de um simples formulario ai não se escritura.

a humildade vai adiante da honra
Beth Borochovicius

Beth Borochovicius

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 8 dezembro 2009 | 10:18

Olá Elisandra,

Sim, no Livro de Entradas vc deve apenas escriturar os documentos fiscais. estes docs fiscais são apenas os Estaduais (mercadorias/produtos e servicos de transporte, comunicacao e energia eletrica, ou seja, os listados no RICMS).

Eu já vi muita gente escriturar notas fiscais de servicos municipais no livro de entradas (o que é errado).



MORENOTOC

Morenotoc

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 9 dezembro 2009 | 11:15

Pessoal não encontrei um tópico específico, mais creio aqui tirar minha dúvida. Seguinte: qual as alíquotas e impostos incidentes na revenda de álcool?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.