x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 83

bruna

Bruna

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 24 maio 2019 | 15:26

Boa tarde
Se uma empresa do PR onde a alíquota interna do ICMS é  de 18%, vende matéria-prima para para outra empresa do mesmo estado destacando os 18% de ICMS, eu como empresa do lucro real, posso me creditar dessa porcentagem ou o certo é me creditar de 12% de ICMS?

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 24 maio 2019 | 15:51

Bruna , deverá se creditar do valor do icms destacado na nota

por mais que na nota esteja 18%, o i cms pode ser sido calculado a uma alíquota que no final chega a 12% devido ao deferimento da base do icms em  33,33%

regulamento do icms - PR -   anexo VIII

Art. 28. Fica, também, diferido o pagamento do imposto nas saídas internas entre contribuintes e nas operações de importação, por
contribuinte, de mercadorias, na proporção de:
I - 33,33% (trinta e três inteiros e trinta e três centésimos por cento) do valor do imposto, na hipótese de a alíquota ser 18% (dezoito por cento);

Márlus

bruna

Bruna

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 24 maio 2019 | 17:37

Marlus, na verdade justamente por isso que pergunto, pois está destacado o valor que corresponde a 18%
Ex: valor total da nfe: 1000,00 Aliq. 18%
Valor do ICMS: 180,00
Daí fiquei na dúvida se posso me creditar desse 180,00 ou deveria me creditar de 120,00 ja que existe essa redução conforme regulamento

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 24 maio 2019 | 18:06

Bruna,   boa tarde

vai poder se creditar dos 18%, pois é o valor destacado na nota

a empresa emitente deve ter considerado a sua empresa como consumidora final, por isso que aplicou 18%

verifique junto a sua contabilidade  se a aquisição de produtos para industrialização e posterior venda   não  se enquadraria para o diferimento do icms, ,    caso sim,   pode tentar negociar um preço melhor  já que o icms será menor nas próximas compras

obs:   não tenho essa informação no momento,,,,

Márlus

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.