F. Silveira
Iniciante DIVISÃO 5 , Autônomo(a)Olá, bom dia a todos!
Sou novo aqui no fórum e gostaria de algumas informações.
Sou MEI há alguns anos e faço vendas on-line (E-commerce), e até a algum tempo atrás a maioria das vendas era realizada através do mercado livre onde não é exigido obrigatoriedade na emissão de Notas Fiscais, mas mesmo sendo dispensando, na maioria das vezes sempre priorizava a emissão para dar mais credibilidade aos clientes, e sempre emitia a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica no site da Sefaz do meu estado que no caso é o Siare, e anteriormente sempre foi tranquilo a emissão, a maioria das vezes a NF Já ficava pronta para impressão instantaneamente após o término do processo, somente algumas poucas vezes que aguardei algumas horas para liberação, e até então para mim estava tudo bem, pois não eram muitas notas que emitia. Porém a cerca de 1 mês me cadastrei em outro marketplace onde é obrigatório emitir a NF para enviar junto a embalagem dos produtos e deverá ser feito em até 2 dias úteis, mas como imprimia as notas no Siare sem problemas não me importei, mas ai que começou os problemas, pois na primeira vez que precisei emitir uma NF de um pedido desse marketplace a NF não foi liberada na hora e tive que aguardar mais de 1 dia com a nota em análise e ainda não foi liberada e o status informava que precisava pagar um DAE de transporte s/ serviço, achei estranho pois nunca tinha acontecido isso mesmo com o destinatário em outro estado como foi o caso em questão, aí acabei cancelando a nota e requeri outra onde aguardei o mesmo tempo e aconteceu o mesmo, ai paguei o DAE e a nota foi liberada, porém gerando muito atraso. Depois na nota seguinte que precisei requerer aconteceu o mesmo, não foi liberada na hora e tive que pagar outro DAE para liberação. Inicialmente na primeira nota pensei que poderia ser pelo fato do destinatário ser da região sul e poderia ter essa taxa, mas na segunda nota o destinatário era do RJ, porém já emiti nota para esse estado e até SC anteriormente e nunca havia solicitado nenhuma taxa extra para liberação. Mas ontem aconteceu algo que achei mais estranho ainda, antes de ontem fiz o requerimento da nota e ela foi para análise, e ontem o status da nota estava como "Pendente - Aguardando Contribuinte" e era para eu dar esclarecimentos, mas não entendi quais esclarecimentos seria, pois todos as informações estavam corretas como faço sempre. E então informei no respectivo campo que as informações estavam corretas e a nota foi para análise novamente, e estou aguardando
Devido a todos esses atrasos estava vendo a possibilidade de adquirir um certificado digital e utilizar um emissor gratuito para agilizar o processo de emissão das notas para não haver atraso nas postagem dos pedidos, que seria a melhor solução, mas em algumas pesquisas feitas vi algumas informações que de um certo tempo para cá o MEI da BA, RJ, MG E SC não pode mais emitir NFe, e que esses estados somente é permitido a Nota Fiscal Avulsa.
Gostaria de saber se essa informação procede e o MEI de MG realmente não pode mais emitir NFe?
E saberiam me informar o motivo desse DAE de transporte s/ serviço? Pois como informei, em outras vezes requeri notas do mesmo jeito e para outros estados e não ocorreu essa taxa.
E o porque a nota fiscal foi para o status "Pendente - Aguardando Contribuinte", e nesse caso como posso saber a pendência para resolve-la pois nos outros casos foi resolvido pagando o DAE?
Lembrando que todas as nota emitidas possuem nota de compra em meu cnpj, e está tudo dentro das conformidades.
O texto foi longo mas tentei explanar todo o ocorrido em mais detalhes.