x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 35

TRIBUTAÇÃO PARA INDUSTRIA DE PRODUTOS DE LIMPEZA

Evania

Bronze DIVISÃO 4, Gerente
há 10 semanas Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 10:00

Tenho um cliente MEI fabricante de produtos de limpeza e perfumaria.

Como será meu primeiro cliente ME fabricante tenho algumas dúvidas.

Como serão as obrigações acessórias, e Como simples nacional será ja calculado todos os impostos, ou por ter inscrição estadual terei que fazer algum à parte.

SE ALGUÉM PUDER LISTAR O QUE TENHO QUE FAZER AGRADECERIA DEMAIS. OBRIGADO A TODOS

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL 
20.63-1-00 - Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS 
20.62-2-00 - Fabricação de produtos de limpeza e polimento 
47.89-0-05 - Comércio varejista de produtos saneantes domissanitários 
47.72-5-00 - Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

Luciano

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 semanas Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 17:47

Boa tarde,

Na minha pesquisa o CNAE 20.631-00 não pode ser Optante pelo MEI.

Bom vamos lá.

Obrigações acessórias para Optantes do Simples Nacional:

1 – Declaração Única
Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS
É similar a antiga Declaração de Rendimentos da Pessoa Jurídica – DIPJ eé entregue anualmente até 31 de março do ano subsequente. Nela são informados:
– Saldo inicial e final de caixa/bancos;
– Faturamento;
– Lucro líquido;
– N. de funcionários;
– Sócios:
– participação societária;
– pró-labore;
– IRRF;
– dividendos

2 – Emissão de Nota Fiscal e Arquivamento
A emissão da NF varia de acordo com o município mas, independente dolocal, o emissor deverá manter os arquivos por 5 anos. A mesma regra vale para
o modelo de Nota Fiscal para Serviços de Qualquer Natureza – NF  – ISS

3 – Livros fiscais e contábeis
Para o Simples Nacional é permitida a emissão de livro caixa mas, com oobjetivo de comprovar o lucro a ser distribuído com escrituração contábil,
emitimos o livro razão e diário para todas as empresas.
- Sintegra.

4 – Apuração mensal
Mensalmente é enviada uma declaração com o objetivo de apurar o imposto e gerar o DAS (guia para pagamento), caso não tenha faturamento tem que
declarar zerado.
 5 – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à PrevidênciaSocial – GFIP
Enviada mensalmente, refere-se às informações de pró-labore e emite aguia de INSS (GPS).
 6 – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF
Enviada anualmente para as empresas que façam retenção de impostos (IRRFou CRF) de seus fornecedores.
 7 – Relação Anual de Informações Sociais –  RAIS
Declaração anual referente aos funcionários. Caso não tenha funcionário,é necessário enviar a RAIS NEGATIVA.
 XIII – ICMS devido:
a) nas operações ou prestações sujeitas ao regime de substituição tributária; b) por terceiro, a que o contribuinte se ache obrigado, por Força da
legislação estadual ou distrital vigente; c) na entrada, no território do Estado ou do Distrito Federal, de petróleo,
inclusive lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados,
bem como energia elétrica, quando não destinados à comercialização ou
industrialização; d) por ocasião do desembaraço aduaneiro; e) na aquisição ou manutenção em estoque de mercadoria desacobertada de
documento fiscal; f) na operação ou prestação desacobertada de documento fiscal; g) nas operações com mercadorias sujeitas ao regime de antecipação do
recolhimento do imposto, bem assim do valor relativo à diferença entre a
alíquota interna e a interestadual, nas aquisições em outros Estados e
Distrito Federal, nos termos da legislação estadual ou distrital.XIV – ISS devido:
a) em relação aos serviços sujeitos à substituição tributária ou retenção na
fonte; b) na importação de serviços;XV – demais tributos de competência da União, dos Estados, do DistritoFederal ou dos municípios, não relacionados especificamente (tais como as taxas
de licenças, alvarás, etc.).

Att. Luciano

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.