x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.052

TRIBUTAÇÃO PARA INDUSTRIA DE PRODUTOS DE LIMPEZA

Evania

Evania

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 4 anos Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 10:00

Tenho um cliente MEI fabricante de produtos de limpeza e perfumaria.

Como será meu primeiro cliente ME fabricante tenho algumas dúvidas.

Como serão as obrigações acessórias, e Como simples nacional será ja calculado todos os impostos, ou por ter inscrição estadual terei que fazer algum à parte.

SE ALGUÉM PUDER LISTAR O QUE TENHO QUE FAZER AGRADECERIA DEMAIS. OBRIGADO A TODOS

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL 
20.63-1-00 - Fabricação de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS 
20.62-2-00 - Fabricação de produtos de limpeza e polimento 
47.89-0-05 - Comércio varejista de produtos saneantes domissanitários 
47.72-5-00 - Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

Luciano

Luciano

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 4 anos Quarta-Feira | 12 junho 2019 | 17:47

Boa tarde,

Na minha pesquisa o CNAE 20.631-00 não pode ser Optante pelo MEI.

Bom vamos lá.

Obrigações acessórias para Optantes do Simples Nacional:

1 – Declaração Única
Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS
É similar a antiga Declaração de Rendimentos da Pessoa Jurídica – DIPJ eé entregue anualmente até 31 de março do ano subsequente. Nela são informados:
– Saldo inicial e final de caixa/bancos;
– Faturamento;
– Lucro líquido;
– N. de funcionários;
– Sócios:
– participação societária;
– pró-labore;
– IRRF;
– dividendos
 
2 – Emissão de Nota Fiscal e Arquivamento
A emissão da NF varia de acordo com o município mas, independente dolocal, o emissor deverá manter os arquivos por 5 anos. A mesma regra vale para
o modelo de Nota Fiscal para Serviços de Qualquer Natureza – NF  – ISS
 
 
3 – Livros fiscais e contábeis
Para o Simples Nacional é permitida a emissão de livro caixa mas, com oobjetivo de comprovar o lucro a ser distribuído com escrituração contábil,
emitimos o livro razão e diário para todas as empresas.
- Sintegra.

 4 – Apuração mensal
Mensalmente é enviada uma declaração com o objetivo de apurar o imposto e gerar o DAS (guia para pagamento), caso não tenha faturamento tem que
declarar zerado.
 5 – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à PrevidênciaSocial – GFIP
Enviada mensalmente, refere-se às informações de pró-labore e emite aguia de INSS (GPS).
 6 – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte – DIRF
Enviada anualmente para as empresas que façam retenção de impostos (IRRFou CRF) de seus fornecedores.
 7 – Relação Anual de Informações Sociais –  RAIS
Declaração anual referente aos funcionários. Caso não tenha funcionário,é necessário enviar a RAIS NEGATIVA.
 XIII – ICMS devido:
a) nas operações ou prestações sujeitas ao regime de substituição tributária; b) por terceiro, a que o contribuinte se ache obrigado, por Força da
legislação estadual ou distrital vigente; c) na entrada, no território do Estado ou do Distrito Federal, de petróleo,
inclusive lubrificantes e combustíveis líquidos e gasosos dele derivados,
bem como energia elétrica, quando não destinados à comercialização ou
industrialização; d) por ocasião do desembaraço aduaneiro; e) na aquisição ou manutenção em estoque de mercadoria desacobertada de
documento fiscal; f) na operação ou prestação desacobertada de documento fiscal; g) nas operações com mercadorias sujeitas ao regime de antecipação do
recolhimento do imposto, bem assim do valor relativo à diferença entre a
alíquota interna e a interestadual, nas aquisições em outros Estados e
Distrito Federal, nos termos da legislação estadual ou distrital.XIV – ISS devido:
a) em relação aos serviços sujeitos à substituição tributária ou retenção na
fonte; b) na importação de serviços;XV – demais tributos de competência da União, dos Estados, do DistritoFederal ou dos municípios, não relacionados especificamente (tais como as taxas
de licenças, alvarás, etc.).



Att. Luciano


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.