Flavia Roberta Sousa Gayotto
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadeEu acredito e pelo que estou estudando sobre o assunto, a maioria dos artigos na lei e consequentemente no regulamento, não deixam claro esta cobrança, briga fiscal... e nem o fiscal q conversei tbem mostra q entende o porque disso agora, só não me abriu o jogo pq não pode rs...
eu sinceramente estou tentando aprofundar no assunto, mas sinceramente assim como para mim, vi que para muitos tbem, a legislação do ICMS e seu regulamento são muito confusos. O Fisco, como disse um colega ai em cima, tá precisando de dinheiro e aproveitou esta brecha... de acordo com o decreto 63342 em abril de 2018 que alterou as regras do diferimento, acredito que o fisco se viu com medo de perder esta chance. Foi nesta época, após este decreto, que fiquei sabendo pelo fiscal que a secretaria da fazenda começou a operação para levantar estas pendências... por isso a cobrança até 03/2018. Mas no decreto 63886 em 12/2018, as regras voltaram a ser como antes. Então cabe regularizar desde 12/2018 pelo menos.