x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.307

CFOP DEVOLUÇÃO

Alcieli Nascimento

Alcieli Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2019 | 15:35

Boa tarde pessoal!!!!
um cliente meu mandou uma nota de compra como cfop 5405 e pediu para eu fazer uma nota de devolução dessa nota pois de acordo com o cliente o valor da nota estava errado.
questionei o mesmo do pq fazer nota de devolução se era simplismente eles fazerem uma carta de correção. certo?
liguei para a empresa que emitiu a nota e os mesmos me informaram que nao fazem carta de correção... 
isso é possivel? 
e outra duvida qual cfop devo utilizar? 5915? pois uso o nfe sebrae  e pelo que vi so aceita esse cfop.. esta correto?

me ajudem....

Alcieli - Contabilidade
Alex Rodrigo dos Santos

Alex Rodrigo dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2019 | 15:41

Boa tarde Alcieli,
Isso mesmo, as cartas de correção tem algumas restrições quanto a sua emissão, uma delas é que não pode ser emitida para alterar/corrigir valores, seja do ICMS, da quantidade, do total da nota.
Nunca trabalhei com sistema do Sebrae para emissão de notas, mas o CFOP correto para a referida devolução é 5.411.

Keith

Keith

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 9 setembro 2019 | 16:50

Boa tarde Alciele. Realmente carta de correção não complementa valores. 
Uma das opções é a carta complementar que o seu fornecedor poderia fazer para complementar o valor que falta.
Segunda opção caso o entregador da mercadoria estivesse ainda no local, bater uma recusa atras da nota fiscal e devolver para o fornecedor.
Terceira opção que é de devolução. O CFOP de devolução é amarrado com o cfop de entrada. 
Por exemplo se vc entrou com o CFOP: 1.403  Compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária! A devolução vai ser no CFOP: 5411 – Devolução de compra para comercialização em operação com mercadoria sujeita ao regime de ST!

Se você entrou com a mercadoria para uso e consumo no CFOP 1.407 Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária.   O cfop de devolução vai ser 5.413!

Você entendeu? o CFOP usada para devolução vai ser conforme a operação utilizada para entrada da nota fiscal!

Keith

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.