x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.948

Cadastro de Produtos - NCM dos fornecedores

rafael rodrigues

Rafael Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 4 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2019 | 08:15

Bom Dia !

Alguns fornecedores estão enviando itens com a NCM divergente em relação as notas fiscais recebidas anteriormente do mesmo item.

Enviamos e-mail questionando sobre o ocorrido e as empresas nos informam que estão considerando a NCM que recebem no documento fiscal quando adquirem a mercadoria.

Sabemos que não podemos efetuar dois cadastros para o mesmo item, porem os fornecedores insistem que enviam conforme a aquisição deles. Como devemos proceder, visto que, é uma operação de revenda por parte dos fornecedores?

Devemos considerar a NCM da nota fiscal recebida e alterar no cadastro? No SPED o registro 0205 de alteração é apenas para código e descrição.

Keith

Keith

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2019 | 11:53

Olá, Rafael Rodrigues!
O fabricante do produto é quem mais o conhece, então caso seu fornecedor receba cada fez  um ncm diferente do mesmo produto e seja o mesmo fabricante Rafael Rodrigues . Ele deve perguntar ao fabricante o porque do ocorrido, pois acontece de um produto na sua formula ir algo que no físico não apareça. Por tanto ao olhar o produto por fora pode parecer igual, mas na sua formula vai componentes diferente. 
Neste caso deve se fazer dois cadastro. Caso realmente isso não ocorra, deve ver a descrição que se encaixa mais adequadamente e pedir para fazer a correção. Diga que não sera conivente com o erro, que se as próximas notas  se não vier corretas, você irá recusar a mercadoria.

Exemplo: Dois tampão que é de plastico por fora, mas por dentro um deles tem uma porção pequena de alumínio que não interfere nem no seu peso, realmente só olhando não tem como você saber! Porem para o que envolve só material de plastico o ncm é um e o que envolve um pouco de  material de alumínio tem outro ncm. 

O que se deve fazer? cadastrar dois código diferente, colocar uma descrição que diferencia um do outro.
Ex:
Cód: 01 Tampão de plástico ncm 0000.00.00
Cód 02 Tampão com porção em aluminio ncm 0000.00.01

No estoque como fica:
Colocar os produtos em local diferente um do outro.
Identificar com seu respectivo código cada produto. Ou colocar visível o código no local onde o produto vai ficar.

Avisar a equipe de venda que os dois tampões cadastrado se refere a mesma mercadoria no físico. Então aconselha-los a fazer a pesquisa no seu sistema pelo nome do produto e não pelo código antigo, pois caso eles estejam já acostumado a pesquisar pelo código não irá aparecer o produto novo cadastrado.

Então quando seu vendedor fazer a pesquisa no seu sistema pelo nome tampão, aparecerá os dois produtos e as quantidades que tem no estoque. Assim seu vendedor pode emitir o pedido com o destacamento do cód e descrição do produto certo, para o estoquista fazer a separação da mercadoria.
Como no papel do pedido já vai ter o cód, e a descrição do produto e no seu e estoque físico vai estar colocado o código e o nome no local, onde o produto se encontra. O processo ficará correto tanto fiscal como físico.

Keith
rafael rodrigues

Rafael Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 4 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2019 | 07:41


Certo, no caso não há diferenças nem tecnicas entre os produtos, apenas eles usam ncm diferentes para mesmo produto comercializado.

Creio que independentemente da forma como ele coloca na NFE de venda dele, na minha entrada, tenho que determinar da forma correta perante a Receita.

Seria a forma mais exata de interpretar a entrada do produto/ncm de acordo com o que esta na tabela da receita.

Seria isso né ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.