x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.668

ICMS Transporte Interestadual Simples Nacional - De MS para SP

JOAO PAULO

Joao Paulo

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 5 anos Terça-Feira | 1 outubro 2019 | 17:12

Boa Tarde.

Uma empresa de transporte de cargas optante pelo Simples Nacional, com sede no Estado de São Paulo, fará um frete que terá início no Estado de MS, e término em SP.
Me informaram que tem que recolher uma gare ICMS de 12% sobre o valor do frete para MS. Isto está correto?
No caso de o procedimento estar correto, a algum site onde posso emitir esta guia? Qual o código devo usar? Deve se recolher no CNPJ da transportadora, ou do tomador de serviços?
E por fim, esse ICMS, deve ser pago pela transportadora ou pelo tomador de serviços?

Grato.

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Atendente
há 5 anos Terça-Feira | 1 outubro 2019 | 20:08

Uma empresa de transporte de cargas optante pelo Simples Nacional, com sede no Estado de São Paulo, fará um frete que terá início no Estado de MS, e término em SP.
1) Me informaram que tem que recolher uma gare ICMS de 12% sobre o valor do frete para MS. Isto está correto?

RESP. Sim, conforme caput da cláusula terceira do Convênio ICMS nº 25/1990, não se pode esquecer que o ICMS pertence ao Estado onde iniciou a prestação do serviço de transporte (ver art. 11, II, 'a', Lei Kandir).

2) No caso de o procedimento estar correto, a algum site onde posso emitir esta guia?

RESP. Como você é do Estado de São Paulo emita a GNRE a favor do MS no portal da GNRE, segue link:

http://www.gnre.pe.gov.br/gnre/portal/GNRE_Principal.jsp

3) Qual o código devo usar?
RESP. Veja os códigos no artigo 88-A, §1º, Convênio 06/89.

4) Deve se recolher no CNPJ da transportadora, ou do tomador de serviços?

RESP. CNPJ da transportadora já que ele é o responsável conforme caput da cláusula segunda do Convênio ICMS nº 25/1990.

5) E por fim, esse ICMS, deve ser pago pela transportadora ou pelo tomador de serviços?

RESP. O tomador do serviço não é responsável pelo pagamento do ICMS, o tomador do serviço contrata a transportadora para efetuar o transporte. Quem é o responsável pelo pagamento do ICMS é o transportador, conforme cláusula segunda do Convênio ICMS nº 25/1990 (que tal responsabilidade poderá ser repassada para outras pessoas, mas existem procedimentos nos
Estados onde iniciam o serviço de transporte, por exemplo, aqui no Ceará precisaria de Termo de Acordo, conforme artigo 432 do RICMS/CE.).

Obs. Todos os Estados reproduzem nas legislações internas as normas do Convênio ICMS nº 25/1990.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade