Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 3.841

Divergencia GIA/EFD - PROJETO PILOTO ELIMINAÇÃO GIA

Jéssica Rodrigues

Jéssica Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 10:33

Bom dia,

Temos um cliente que recebeu um aviso onde sua empresa foi incluída no Projeto Piloto da Eliminação da Gia, assim sendo apareceu diversas divergências entre GIA/EFD. 

1º - Lançamento de CFOP - CFOP 165200 - Imposto Retido por Substituição - Substituído 
 Aparece valor na GIA corretamente porem na EFD ficou sem valor algum, consegui arrumar com algumas pesquisas feitas e adicionei o código de ajuste nos lançamentos ( SP90090104 e SP90090278 ), esta correto?

2º - Lançamento de CFOP - CFOP 165200 - Imposto Retido por Substituição - Substituto
 Também aparece valor na GIA corretamente e na EFD sem valor algum, só não sei o que fazer, como alterar, como arrumar.

3º - CFOP 592900 inexistente na GIA ou na GIAdaEFD
 Ambos lançamentos estão zerados, tanto na GIA quanto na EFD. Sempre faço o lançamento das NFe com CFOP 5.929 zerados, contendo somente no campo de observação os nº de chave dos cupons referenciados. Como devo proceder nesse caso? 

Att. 

ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 2
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 10:38

Tenho uma empresa que surgiram algumas divergências também, e são parecidos com esses, é difícil de saber, pois o próprio SPED valida com sucesso, depois fica acusando essas mensagens, estranho.

Jéssica Rodrigues

Jéssica Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 10:49

Então Adriano, 

esse meu cliente esta com divergência em todos os meses de 2.018 e 2.019 , vou ter que retificar todos esses meses, mas o meu medo é fazer a retificação da EFD, e depois vir alguma divergência com a gia novamente (e a gia tem que pagar pela retificação né. 

Estava achando que era algum problema com o meu sistema , pois eu efetuei todos os lançamentos um por um com os códigos de ajuste, na hora que exportava para a EFD não aparecia as informações, então percebi que não é no meu sistema o problema, pois na GIA os valores estão aparecendo corretamente.

Esta dificil resolver... rs

Marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 10:50

Prezados bom dia 
Também estou com uma uma situação em que estamos enquadrados na notificação de Projeto De Eliminação da Gia sendo que recebi um aviso no DEC mencionando sobre divergências entre a GIA x SPED ICMS/IPI, porém, ao verificar sobre a divergência de valores constamos que se trata de diferença de IPI não aproveitado.

Visto que na GIA corretamente os valores de IPI estão sendo preenchidos em outros impostos.

Nesse caso como faço para regularizar a situação eliminando essa divergência na EFD ICMS/IPI. 
Entrei em contato com o pessoal do suporte recomendaram enviar e-mail no fale conosco, mas a resposta foi um pouco vaga em questão de leiaute. Vi que alguns colegas estão fazendo ajustes direto na EFD, porém, sãos muitos produtos se tiver que fazer um a um. Não se existe outra forma de sanar essa divergencia

Fico no aguardo de informações 
Desde já agradeço

Jéssica Rodrigues

Jéssica Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 14:29

Boa tarde Marcelo,
já no caso do nosso cliente, a divergência foi no lançamento de imposto retido substituto/substituído.
Como no meu sistema constava as informações corretamente, e na GIA também, constatamos que  na EFD não estava batendo, lancei manualmente um a um e deu certo, infelizmente não consegui fazer de outra forma a não ser um por um ..

O meu erro era no campo C197, onde não constava o código de ajuste:
SP90090278 - valor correspondente ao ICMS ST na condição de substituído (artigo 278, § 1º, do RICMS/00)
SP90090104 - valor correspondente à coluna Isentas/Não tributadas e Outras (artigos 214 e 215 do RICMS/00)
Até então esse problema pelo menos, "aparentemente" consegui resolver.

O que não consigo entender onde o valor do SUBSTITUTO vai aparecer, sendo que os valores estão lançados corretamente também e consta a divergência, que o valor aparece na GIA e na EFD não.  Assim como a divergencia do CFOP 5.929. 

Att.

Bruna Rosa da Silva Castro

Bruna Rosa da Silva Castro

Bronze DIVISÃO 4
há 4 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2019 | 16:46

Aproveitando as duvidas de vocês vou fazer uma pergunta sobre a minha, meu cliente compra uma mecadoria com o CFOP 5123 no qual eu dou entrada com o CFOP 1122, estaria correto? pois este cliente esta com divergência em todos os meses que houve esta operação, fazendo a conferencia pra mim na GIA esta tudo correto porem na GIA da EFD diz que o CFOP 1122 é inexistente e os valores do mesmo foi jogado com os lançamentos do CFOP 1101, então da a diferença de valores. o que fazer? 

Caroline Pereira

Caroline Pereira

Iniciante DIVISÃO 2
há 4 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2020 | 10:36

Queridos bom dia! Estou com uma duvida: uma empresa me procurou para que eu solicite enquadramento no simples nacional , porém consta pendencia coma  Sefaz/SP, por falta de entrega de GIA, porém todas são sem movimento. 
Já baixei o programa GIA na pagina da sefaz/sp, e baixei também o TED.Fiz todos os procedimentos necessários, mas aparece a seguinte mensagem:Comprovante de transmissão representativo. Este comprovante será substituido pelo recibo definitivo d entrega da GIA ST após o processamento das informações!   Gostaria de saber se preciso fazer mais algum procedimento,
se preciso entregar EFD sem movimento,se preciso enviar as declarações pelo PFE para que sejam validadas( o problema é que o arquivo gerado é uma extensão diferente da que o site aceita).
 Desde já eu agradeço, pois não consigo falar com a Sefaz pelo telefone.. e ainda estou aguardando contanto ..
Quem puder me ajudar, ficarei muito grata! 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.