2019-10-22T11:37:34-03:00
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 56

Despesas Acessórias na Nota Fiscal Eletrônica

há 7 semanas Terça-Feira | 22 outubro 2019 | 11:37

Bom Dia Pessoal,
Trabalho com uma empresa tipo "Casas Bahia", que tem crediário como forma de pagamento. Quando o cliente compra e paga no modo crediário, a empresa cobra uma pequena taxa de juros por parcela. É correto emitir uma NFe com o valor dos produtos e destacar em outras despesas o valor do juros cobrado no crediário? Tem base legal para isso?? 

Analista Fiscal
"As tribulações são mestras que não cobram para ensinar." (Jonh Trapp)
há 4 semanas Segunda-Feira | 11 novembro 2019 | 16:37

Juros é um valor pelo qual se beneficia o credor pelo tempo que o mesmo ficou sem receber o valor original, isso é comum num país inflacionário como o Brasil, não é prática comum destacar a taxa de juros em nota fiscal (não há lei que obrigue), uma vez que divulga dados de sigilo comercial e desencadearia maior concorrência.
Vc pergunta sobre o "valor" dos juros e não a taxa, porém, com o valor chega-se à taxa facilmente. 
O valor total da nota deve compor com o valor dos juros.

Telma Carreira Frate ( sou contadora e tenho escritório, busco clientes que realmente precisem de qualidade no atendimento)

Professora , contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.