x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 3.679

Sped Fiscal - Ajuste para escrituração Nfe complementar

ANDREZZA LIMA

Andrezza Lima

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 22 novembro 2019 | 10:15

Queridos colegas, bom dia!
Na apuração que realizei do meu cliente no mês 09/2019 identifiquei 3 notas fiscais que não estavam com destaque de ICMS, então solicitei que o mesmo emitisse Nfe complementar para o imposto que foram emitida no mês 10/2019. Conforme orientação recebida pela minha consultoria, após meu cliente emitir a Nfe complementar dessas notas realizamos o ajuste no mês 09 mesmo e fomos informados que na apuração do mês 10 deveríamos realizar o ajuste como estorno de débito, mas meu Sped Fiscal apresenta erro. Antes o ajuste era registrado com o código RJ039999 que não existe mais. A nossa consultoria orientou que:

Deve ser realizado um ajuste na apuração pelo Registro E111 a fim de se deduzir o valor do débito referente à nota complementar do período da escrituração, neste cenário indicamos a utilização do código RJ049999; Outros (dedução).

E deve ser realizado um ajuste de documento no C197 a fim de criar um débito especial que seja extemporâneo para esta etapa indica-se a utilização do código de ajuste RJ050099; Outros (débito especial).

Mesmo realizando o processo o sped ainda apresenta erro.

Algum colega pode me informar se o processo está correto e como devo realmente preencher o campo C197 pq estou indo em cada documento e nesse campo coloco a informação da nfe;

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 22 novembro 2019 | 10:56

realizar o ajuste como estorno de débito =  na minha opinião o problema está aqui.
Se as notas complementares foram emitidas em outubro, deixe em outubro.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade