Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 94

Apuração de credito ICMS sobre o estoque

Wesley de Paula Alvarenga

Wesley de Paula Alvarenga

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 23 março 2020 | 14:25

Boa tarde a todos!

Estou com uma dúvida de preenchimento do EFD ICMS, onde trabalho com um supermercado que no ano de 2019 estava no simples nacional, e a partir de janeiro de 2020 está no regime do lucro real. Foi levantado um crédito de ICMS proveniente do estoque final de 2019, o qual escrituramos no bloco H do sped com os devidos valores a recuperar. Minha dúvida é referente à onde mais preencho no programa para que o crédito seja levado aos períodos seguintes, e se preciso fazer algum procedimento de emissão de NFe para apropriação do crédito?

Ficaria imensamente grato se alguém me dar uma luz. Muito obrigado!

William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 23 março 2020 | 15:37

Wesley de Paula Alvarenga boa tarde. 

   Fez esse levantamento na apuração de Janeiro correto? e deu saldo credor para Fevereiro e Março?

William

William

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 24 março 2020 | 08:53

Wesley de Paula Alvarenga bom dia.

   Está no caminho correto, na apuração de fev/2020 o sistema irá solicitar que informe novamente o estoque do final de dez/2019 faça isso mas não complemente novamente os valores de icms de credito na apuração pois já fez isso em jan/2020, não existe a necessidade de nota fiscal de entrada referente aos creditos de estoque apenas as informações que está realizando mesmo. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.