Gabriel de Matos Guerrieri
Iniciante DIVISÃO 4 , Operador(a) ContabilidadeBom tarde,
A minha empresa comercializa material elétricos. Quando vende um produto ela emite uma NF com CFOP 5102 tanto para PF quanto para PJ, até ae tudo normal. a minha duvida é quando essa mercadoria volta por motivo de troca por defeito ou por simplesmente a cor ser diferente. Qual o CFOP correto a se utilizar?
Ex1: A empresa PJ devolve a mercadoria com defeito com o CFOP 5202 ( sendo uma devolução de compra para comercialização sem st) e essa NF é escriturada na contabilidade da minha empresa como 1202 ( Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros ). Logo que recebida essa NF de devolução a minha empresa emite uma nova NF de um novo produto ( o produto correto ou produto funcionando) com o CFOP 5102 normalmente?
Ex2: A empresa PJ devolve a mercadoria com defeito com o CFOP 5949 ( Outras saidas de mercadoria ou prestação de servço não especificado) e essa NF é escriturada na contabilidade da minha empresa como 1949 ( Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada ). Logo que recebida essa NF de devolução a minha empresa emite uma nova NF de um novo produto ( o produto correto ou produto funcionando) com o CFOP 5102 normalmente?
Ex3:Uma PF devolve a mercadoria com defeito. A minha empresa emiti uma NF de entrada com 1949 ou uma com 1202? Logo que recebida essa NF de devolução a minha empresa emite uma nova NF de um novo produto ( o produto correto ou produto funcionando) como CFOP 5102 ou CFOP 5949 ?
Ou não é nenhuma dessas opções °??
Ficaria muito grato se alguém me ajudasse com essas informações.
Atenciosamente.