x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 129

Substiruição Tributária, DIFAL, Redução da base de calculo do ICMS

Ygor Yuri Gomes de Lima

Ygor Yuri Gomes de Lima

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 07:56

Olá caros colegas de prifissão. 

Eu sou estudante do ultimo ano de ciências contábeis, e me peguei com uma dúvida que está me incomodando muito, e venho buscando informações para que elas sejam esclarecidas. Gostaria da ajuda dos colegas, no seguintes casos. Substituição tributária, DIFAL, redução da base de cálculo do ICMS. Eu gostaria profundamente de entender com detalhes essas questões, e estou achando muito complicado diferenciar a aplicabilidade de cada situação e por isso se alguém já tem experiência que consiga me falar um exemplo de quais casos se aplica esses 3 temas, como: Substituição tributária, pelas informações que estudei até aqui, são mais aplicadas para indústrias, onde a indústris é a substituta tributária de toda a cadeia do ICMS correto? DIFAL, aplica-se para empresas que vendem mercadoria para outro estado, fazendo ou cálculo por dentro do ICMS ou por fora, segundo legislação pertinente. Redução da base de cálculo do ICMS, verificar em convênio, só determinado produto possui redução da base de cálculo. Até aqui eu tenho algum conhecimento, porem a certeza da aplicabilidade que me deixa com dúvida. Será que algum colega consgue me esclarecer? ou me indicar alguma fonte de tenha essas informações um pouco mais claras. Desde já muito obrigado. 

Celli Gomes

Celli Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 6 julho 2020 | 13:15

Ygor Yuri Gomes de Lima .

Olá.
Substituição tributaria: Asubstituição tributária do ICMS consiste em atribuir a terceiro a
responsabilidade pelo recolhimento do imposto devido em operação ou prestação,
realizada no campo de incidência do imposto, da qual decorre o fato gerador,