x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 171

EMISSÃO DE MDFE TRANSPORTADORA DE CARGAS URGENTE

Danielle

Danielle

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2020 | 08:16

Bom dia Colegas! 

Preciso de uma informação com certa urgência. Comecei a trabalhar agora com transportadoras, portanto ainda tenho algumas dúvidas.

Tenho um cliente que é uma transportadora (PJ) e é contratada para transportar mercadorias para terceiros, no caso da emissão do MDFe quem deve emitir é a transportadora? Quando vou emitir,o sistema solicita informações da seguradora da carga, porém quem tem essas informações é a empresa contratante do frete, como faço nesse caso?

Celton Henrique

Celton Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Financeiro
há 3 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2020 | 20:05

Olá, Danielle.

A responsabilidade da emissão do MDFE geralmente fica por conta do transportador da carga.

Com relação a informações do seguro da carga, a transportadora deverá emitir o conhecimento de transporte e averba-lo, de acordo com a legislação vigente a averbação de cargas é um procedimento para toda e qualquer mercadoria que for transportada em território nacional. Averbação significa informar a cia seguradora, através de meios eletrônicos os dados referentes a mercadoria transportada, geralmente a numeração da apólice consta  nos dados adicionais da dacte.  

Espero ter ajudado! 
Abraços 
Celton

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Segunda-Feira | 8 agosto 2022 | 16:08

Olá, Danielle! Tudo bem?

A emissão do Manifesto Eletrônico é uma realidade na rotina de quem emite CTe , bem como de quem emite NFe para transportar mercadorias próprias. Isto porque o MDFe é obrigatório desde 2014 nas operações de transporte interestadual.

Sendo assim, o MDFe deve ser emitido:

1. Pelo contribuinte emitente de CTe (Modelo 57) optante de qualquer regime, incluindo Simples Nacional;
2. Pelo contribuinte emitente de NFe (Modelo 55), no transporte de bens ou mercadorias realizadas em veículos próprios ou arrendados, ou pela contratação de transportador autônomo de cargas (TAC), seja a empresa optante ou não do Simples Nacional;

Além disso, para informações mais específicas, recomendo que você acesse esse conteúdo aqui. Caso você se interesse e queira testar grátis um emissor de CTe simples e rápido, o SimplesCTe é uma ótima opção. 
Espero ter lhe ajudado. Até logo! :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.