
Misael Dias
Bronze DIVISÃO 2 , Diretor(a) EstabelecimentoOlá Pessoal!
Gostaria de saber se alguem pode me ajudar com uma dúvida:
Sou MEI, tenho uma loja virtual atuo no e-commerce, e recentemente comecei a operar com entrega para outras empresas.
No meu modelo de negócio, o cliente faz o pedido antecipado com reserva de 30 dias. A Nota Fiscal NF-e é emtida no ATO do pedido.
O problema é que estou com uma média de cancelamento em torno de 10% das entregas, quando o cliente cancela ou devolve o pedido 30 ou 40 dias depois.Isso ocorre porque os meus clientes usam um sistema de financiamento do BANCO SANTANDER que só repassa a minha empresa os pagamentos com 30 dias depois que eles fazem o pedido, e eu aguardo a confirmação do pagamento do banco que só envia o pagamento 30 dias depois que recebe a nota e que o cliente envia o pedido, mesmo que a NF-e precise ser gerada antes.
Depois de 30 dias que o cliente faz o pedido e emiti a nota, entrego a mercadoria a Transportadoa que então entrega. Em geral, o pedido leva de 30 a 40 dias para chegar ao meu cliente.
Com isso, ocorre de eu receber pedidos de cancelamento/devolução até 50 dias após o prazo total de emissão da NF-e.
Com isso, eu pensei que entraria no software da NF-e e faria uma nota de devolução, mas pesquisando verifiquei que os cancelamentos após 24h/480h tem multa.
Fiquei preocupado pois a multa de 1% ou 6 UFESP é bastante alta, dá R$160.00
Então cheguei num artigo aqui no site que existe a Denuncia espontânea.
A minha dúvida é se eu precisar cancelar os pedidos em 30/40 dias posso cancelar por deuncia espontâmea?
Consigo fazer isso no próprio software da NF-e da RFB? Que tipo de nota seria? Seria NF-e de devolução mesmo?
Basicamente, o que quero é ter a possibilidade de cancelar uma nota que eu tenha emitido a NF-e seja por devolução do pedido (quando o cliente desiste da encomenda mesmo antes da entrega a transportadora) ou nos casos do cliente devolver a mercadoria (devolução quando a mercadoria teve trânsito) sem LEVAR MULTA.