x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 42.767

Emissão de NFE - MEI - Qual CSOSN e CFOP

Douglas Prates

Douglas Prates

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 01:40

Sou MEI e vendo pela Internet em Marketplaces e estou com uma dúvida pra gerar uma NFE de compra (entrada) e de venda (saída).
No meu estado MG é permitido MEI fazer a emissão de NFE. Já tenho inscrição estadual, autorização e configuração junto a SEFAZ para essa emissão da NFE além do certificado digital configurado/instalado e o software.

Vendo utilidades e presentes.

Na hora de configurar o sistema para preencher a NFE fiquei com uma dúvida no preenchimento dos seguintes campos: CSOSN e CFOP
Isso, tanto para a nota de compra (entrada) da mercadoria quanto para a nota de venda (saída) 

Na nota do meu fornecedor veio assim:

Produto 1: CST = 2500 / CFOP = 5405
Produto 2: CST = 2500 / CFOP = 5405
Produto 3: CST = 2102 / CFOP = 5102

O que eu devo colocar nos campos CSOSN e CFOP na nota de entrada para os produtos 1 e 2?
E o que eu devo colocar nos campos CSOSN e CFOP na nota de entrada para o produto 3?


O que eu devo colocar nos campos CSOSN e CFOP na nota de saída para os produtos 1 e 2?
E o que eu devo colocar nos campos CSOSN e CFOP na nota de saída para o produto 3?

Agradeço desde já.

LUCIANA DE OLIVEIRA MONSORES

Luciana de Oliveira Monsores

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 15:51

Boa tarde,
- O primeiro dígito do CST ou CSOSN se refere a origem do produto, 2 quer dizer que é importado, porém foi adquirido no mercado interno, o CST é formado por 3 dígitos, então como você informou como CST 2500 que tem 4 dígitos, entendo que é o CSOSN, logo quando os três últimos dígitos do CSOSN são 500, quer dizer que o ICMS foi retido anteriormente, o CFOP 5405 irá acompanhar o CSOSN de substituição tributária.
- No caso do terceiro item que o CSOSN é 2102, o primeiro dígito vai seguir o que eu já falei acima e o 102 quer dizer que não houve recolhimento do ICMS ST e que ele vendeu para você sem permissão do crédito de ICMS, pois sua empresa não pode aproveitar créditos, você vai manter isso, pois penso que deva vender para pessoas físicas.

Produto 1: CST = 2500 / CFOP = 5405 
   Entrada CSOSN............: CSOSN 2500 / CFOP = 1403
   saída interna................: CSOSN 2500 / CFOP = 5405
   Saída interestadual.....: CSOSN 2500 / CFOP = 6108 (venda para consumidor final sem inscrição estadual)

Produto 2: CST = 2500 / CFOP = 5405
 idem ao produto 1

Produto 3: CST = 2102 / CFOP = 5102
   Entrada CSOSN............: CSOSN 2102 / CFOP = 1102
   saída interna................: CSOSN 2102 / CFOP = 5102
   Saída interestadual.....: CSOSN 2102 / CFOP = 6108 (venda para consumidor final sem inscrição estadual)

REINALDO MENEZES

Reinaldo Menezes

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 18:20

Olá boa noite, sou MEI micro empreendedor individual e PAGO AQUELA GUIA DO SIMPLES NACIONAL, vendo no site do mercado livre e começei a emitir nota fiscal eletronica, porem estou com uma duvida na configuração do emissor deles.  Tem as seguintes opções 

CST DO IPI - marquei a opção NÃO ENVIAR
CST DO PIS COFINS- marquei a opção 07 isenta de contruibuição 
CSOSN DO ICMS- marquei a opção 102 tributada pelo simples nacional sem permissao de credito


ja emitir nota fiscal  e no rodapé da nota fiscal aparece  asssim  valor aproximado dos tributos (IBPT) apareçe um valor e emitido por ME/EPP optante pelo simples nacional 

poderia verificar se todas essas informaçoes estao corretas  agradeço muito se poder me ajudar 

sou do estado da Bahia cidade de salvador 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.