x
2020-11-17T08:12:51-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 101

Cancelamento de NFe

há 1 semana Terça-Feira | 17 novembro 2020 | 09:05

Bom dia Rubens Domingos Ferranti
Aconselho elaborar uma declaração de não aproveitamento do IPI e ajustar internamente no seu fechamento. Você também consegue cancelar a nf porém corre o risco de sofrer as penalidades prevista no artigo 527 do RICMS/SP.

Att

há 1 semana Quinta-Feira | 19 novembro 2020 | 14:45

Boa tarde, Pessoal.
Necessito de orientação para o caso. 
Fornecedor emitiu a nota fiscal eletrônica corretamente, mas ao entrar no sistema para confirmar a operação Informei recusar. Existe uma forma de reverter essa situação. Alguém saberia o procedimento.

Cesar Rolim>Contabilista>Empresário Contábil
há 1 semana Quinta-Feira | 19 novembro 2020 | 16:22

Boa tarde Rolim Cesar
A melhor maneira de resolver isso é o seu fornecedor emitir uma nf de devolução e emitir novamente essa nf que foi recusada. Como na SEFAZ consta como recusada, entende se que a operação não aconteceu.

Att

há 1 semana Quinta-Feira | 19 novembro 2020 | 16:34

Cesar,

Sempre ficará registrado a ultima manifestação, ou seja, se você manifestou como operação não realizada indevidamente, você ainda pode manifestar como operação realizada, desta maneira, o registro válido sempre será o ultimo, logo, ficará registrado como operação realizada.

Isso consta no Portal Nacional NF-E, cfe abaixo:
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/perguntasfrequentes.aspx?tipoconteudo=yjojmwfoka0=
É possível reconsiderar o registro de um destes eventos?
O destinatário poderá enviar uma única mensagem de Confirmação da Operação, Desconhecimento da Operação ou Operação não Realizada, valendo apenas a última mensagem registrada. Exemplo: o destinatário pode desconhecer uma operação que havia confirmado inicialmente ou confirmar uma operação que havia desconhecido inicialmente.

há 1 semana Quinta-Feira | 19 novembro 2020 | 16:42

Cesar, 

Agindo desta forma não é necessário mobilizar o seu forncedor; sendo possível a você regularizar a situação.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.