x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 786

MEI - Barbearia (Dúvidas de NFS e retiradas)

JEAN PAULINO

Jean Paulino

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2020 | 15:52

Boa tarde a todos, como estão?

Estou abrindo um Escritório Contábil e meu primeiro cliente será uma Barbearia no regime MEI. Por ser meu primeiro cliente, surge muitas dúvidas e ficaria eternamente grato se vocês pudessem me ajudar nessas questões.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1. É obrigatória a emissão da NFS?
Se sim, como funciona a parte de emissão de Notas Fiscais de Serviços, ela tem que ser emitida cliente a cliente ou pode ser emitida uma nota somente ao final do mês?
2. No caso desse cliente tiver um faturamento de 50 mil reais na empresa e quiser fazer uma retirada desse valor para pessoa física, o fato dele ser MEI o isenta do Imposto de Renda conforme o faturamento do MEI?

Minhas dúvidas iniciais são essas, agradeço a vocês desde já pela ajuda.

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 30 dezembro 2020 | 19:17

Boa noite Jean,

1. O MEI não é obrigado a emitir Nota Fiscal, salvo se o cliente for Pessoa Jurídica. Mas, caso ele opte pela emissão de NFS, é possível fazer a emissão diretamente pelo site da Prefeitura (a maioria dos municípios disponibiliza em seu portal o acesso ao sistema emissor de NFS) sem nenhum custo adicional com softwares de terceiros. 

2. Sempre é bom separar a pessoa titular do MEI do próprio MEI, quando tratamos de imposto de renda. No caso do MEI ele recolhe seus tributos mensalmente e com valores fixos através do DAS-MEI.  Já a Pessoa Física titular do MEI, ao efetuar qualquer retirada de valores, se sujeita à tributação na Declaração Anual de Imposto de Renda caso não mantenha escrituração contábil das operações do MEI. Caso não mantenha a escrituração contábil poderá retirar até 35% do seu faturamento anual como Distribuição de Lucros.  Aqui você pode encontrar mais informações sobre essa questão. 

E não deixe de dá uma olhada em meu artigo sobre o assunto MEI. Neste blog também tem muitas informações. 

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.