x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 4.317

INSCRIÇÃO ESTADUAL

Takeshi de Souza

Takeshi de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Processos
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 09:24

Bom dia, consultando o SINTEGRA de Goiás de uma empresa, encontrei o seguinte: "SITUAÇÃO CADASTRAL VIGENTE: ATIVO - HABILITADO" logo abaixo aparece: "OPERAÇÕES COM NF-E: NÃO HABILITADO" consultando posteriormente as notas de esclarecimentos ele descreve que, por exemplo, na situação 4 NÃO HABILITADO - SUSPENSO OU PARALISADO, mesmo o CNPJ estando ativo ele não poderia nem efetuar compras.

Tenho duas perguntas, que talvez vocês consigam me esclarecer:

1. No caso dessa empresa com "SITUAÇÃO CADASTRAL VIGENTE: ATIVO - HABILITADO" e "OPERAÇÕES COM NF-E: NÃO HABILITADO" entendo que essa informação é divergente, uma diz que está habilitado outra diz que não, não faz sentido dizer que está habilitado e não poder fazer operações com NFE, logo a situação geral que poderíamos considerar afinal é que não está habilitado, vocês concordam?

2. Não tenho certeza, mas achava que para comprar independente de como esteja sua IE você poderia comprar, mesmo não tendo, estando suspensa, não habilitada ou baixada, você poderia comprar, mas segundo as notas lá de Goiás, não pode nem comprar, talvez isso seja somente no Estado de Goiás, uma particularidade de lá, mas vocês já viram isso em outros Estados também? Em São Paulo, por exemplo, isso ocorre?

O link das notas http://appasp.sefaz.go.gov.br/Sintegra/Consulta/nEsclarecimento.asp

Só sei que nada sei.
Carlos Eduardo da Silva Reis

Carlos Eduardo da Silva Reis

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 10:54

Bom dia!

Sou de jataí - Goiás, esse caso seu é bem comum por aqui, geralmente a empresa entra nesse status de NÃO HABILITADO quando há alguma pendencia que o estado identificou, exemplo: quando uma empresa emite apenas notas de saída e não tem notas de entrada. 

Em casos assim, nós geralmente entramos em contato com a SEFAZ, identificamos o real motivo então o fiscal habilita novamente para que possamos corrigir, no caso do exemplo, obter as notas de entrada.


Há outra ocasião, caso seja empresa nova voce tem que fazer um credenciamento para operações com NFE, que é feito no site https://www.economia.go.gov.br/ com o certificado digital da empresa, alem disso é obrigado o credenciamento no DTE.

Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.