x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.604

Escrituração de compra de mercadoria ( Cachaça ) CFOP 6401

Milena Sousa

Milena Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 12:08

Bom dia, pessoal!
Sou nova no setor fiscal, e estou totalmente perdida, peço a ajuda dos colegas.

Estou com o seguinte problema: A empresa comprará um produto ( cachaça ) porém, essa empresa é Simples Nacional e a qual trabalho é Lucro Real, como devo proceder com os impostos ( ICMS/ ICMS ST, IPI...) uma vez que o fornecedor recolhe o ICMS pelo DAS.

O Fornecedor me encaminhou essas informações: 

Natureza da Operação:  VENDA PRODUTO  SUJ. ICMS ST 
NCM: 22084000
CSONS: 202
CFOP: 6401
Unid: 1
Valor Unit: 48,64
Valor unitário: 48,64
Base Calculo ICMS: NÂO
Valor ICMS: NÃO
Base de Calculo ICMS ST: 78,33
Valor ICMS ST: 8,26
Valor Total dos Produtos: 48,64
Valor Total da Nota: 56,90

 DADOS ADICIONAIS
 Documento emitido por em presa optante pelo
SIMPLES NACIONAL não gera crédito fiscal de IPI.
Mercadoria sujeita ao regime de Substituição tributária , conf.  disposto no Anexo I do Livro II do RICMS/RJ.

 OBS.
INFORMADO OS DADOS PRINCIPAIS PARA EMISSÃO DA NOTA.GERAR GUIA GENRE de 8,26 para
recolher o ICMS ST.

Poderiam por gentileza me falar como vou fazer a entrada dessa nota, e como vou fazer a nota fiscal de venda.

Desde já agradeço imensamente a ajuda.



Wilson Carlos Ferreira de Lima Dussilek

Wilson Carlos Ferreira de Lima Dussilek

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 17:23

Boa tarde Milena, 
Tem que ver certinho, 
* Primeiro: Qual é a finalidade da compra ? Revenda ? Uso e consumo ?
* Estado de origem da mercadoria, e destino ?

Com as informações que você forneceu, você poderia está escriturando essa nota no CFOP 2403 se caso for revenda, ou 2407 se for para uso e consumo, informando a retenção da ST em campo especifico do seu sistema, 
Essa nota não vai permitir aproveitamento de credito de ICMS.

Para uma resposta mais satisfatória precisaria de mais informações.

 

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 17:26

Boa tarde MILENA SOUSA. Como vai?

Se o produto (cachaça) esta sendo adquirido para revenda, e sendo o mesmo regido por ST, você ira escritura a nota fiscal com o CFOP 2.403 se adquiriu de fornecedor estabelecido em outra UF ou 1.403, se estabelecido na mesma UF do adquirente, sem o aproveitamento do credito tendo em vista que pela o remente ser optante do simples nacional esta dispensado do destaque do ICMs. Ao comercializar/vender o produto a NFe será emitida no CFOP 5.405 se o adiquinte estiver estabelecido na mesma UF ou 6.404, se estabelecido em outra UF. 
 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.