x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 1.604

Escrituração de compra de mercadoria ( Cachaça ) CFOP 6401

Milena Sousa

Milena Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 12:08

Bom dia, pessoal!
Sou nova no setor fiscal, e estou totalmente perdida, peço a ajuda dos colegas.

Estou com o seguinte problema: A empresa comprará um produto ( cachaça ) porém, essa empresa é Simples Nacional e a qual trabalho é Lucro Real, como devo proceder com os impostos ( ICMS/ ICMS ST, IPI...) uma vez que o fornecedor recolhe o ICMS pelo DAS.

O Fornecedor me encaminhou essas informações: 

Natureza da Operação:  VENDA PRODUTO  SUJ. ICMS ST 
NCM: 22084000
CSONS: 202
CFOP: 6401
Unid: 1
Valor Unit: 48,64
Valor unitário: 48,64
Base Calculo ICMS: NÂO
Valor ICMS: NÃO
Base de Calculo ICMS ST: 78,33
Valor ICMS ST: 8,26
Valor Total dos Produtos: 48,64
Valor Total da Nota: 56,90

 DADOS ADICIONAIS
 Documento emitido por em presa optante pelo
SIMPLES NACIONAL não gera crédito fiscal de IPI.
Mercadoria sujeita ao regime de Substituição tributária , conf.  disposto no Anexo I do Livro II do RICMS/RJ.

 OBS.
INFORMADO OS DADOS PRINCIPAIS PARA EMISSÃO DA NOTA.GERAR GUIA GENRE de 8,26 para
recolher o ICMS ST.

Poderiam por gentileza me falar como vou fazer a entrada dessa nota, e como vou fazer a nota fiscal de venda.

Desde já agradeço imensamente a ajuda.



Wilson Carlos Ferreira de Lima Dussilek

Wilson Carlos Ferreira de Lima Dussilek

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 17:23

Boa tarde Milena, 
Tem que ver certinho, 
* Primeiro: Qual é a finalidade da compra ? Revenda ? Uso e consumo ?
* Estado de origem da mercadoria, e destino ?

Com as informações que você forneceu, você poderia está escriturando essa nota no CFOP 2403 se caso for revenda, ou 2407 se for para uso e consumo, informando a retenção da ST em campo especifico do seu sistema,