x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 226

Apuração de ICMS ST para industria do simples nacional

luiz henrique dos santos

Luiz Henrique dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 2 anos Sábado | 10 julho 2021 | 15:52

Olá a todos! uma industria enquadrada no simples nacional compra insumos de outra industria para a preparação de seus produtos, porem ela sofre o recolhimento de icms antecipadamente na compra de alguns produtos. Como a industria do simples nacional tambem é sustituta ele retem o icms a frente dela, minha duvida é se por exemplo em compras ela teve 200,00 retidos por ST, e digamos que ela reteve 1.000,00 de ST em suas vendas, eu posso aproveitar esse credito de 200,00 que eu já paguei na antecipação e gerar uma guia de ST a recolher de  800,00?

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 2 anos Segunda-Feira | 12 julho 2021 | 17:04

Não.

Não existe crédito na apuração de ST, -ICMS, exceto nas referidas devoluções de venda.

A ST-ICMS não é um imposto próprio, você está apenas recolhendo o que cobrou nas notas de seus clientes.

Quem está pagando de fato são seus clientes, você está apenas repassando o valor integral para o Estado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.