x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 468

Empresa do Simples Nacional CNAE 1096-1/00 - ICMS ST ou não ST (sou iniciante)

Carlos

Carlos

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quinta-Feira | 10 março 2022 | 23:59

Prezados colegas, bom dia.

Estou iniciando minhas atividades como contadora e me apareceu a oportunidade de fazer a contabilidade de um cliente que está iniciando suas atividades no Simples Nacional (Antes era MEI) com o CNAE 1096-1/00.  Trata-se de um pequeno comércio que fornece comidas Árabes para eventos, como por exemplo aniversários, mas também vende para algumas empresas.

Como é meu primeiro cliente, não tenho ideia de qual desses campos selecionar na apuração do PGDAS.

Pensei em selecionar o campo: Venda de mercadorias industrializadas pelo contribuinte, exceto para o exterior. Isso está correto ou devo informar em outro tipo de atividade? Caso esteja correto, devo selecionar com ST ou sem ST (não entendo praticamente nada de ICMS)?. Caso a atividade não esteja correta, qual me orientam a selecionar?

Desde já agradeço-lhes a tenção e cooperação!

JHONNES DE FREITAS MARIO

Jhonnes de Freitas Mario

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 11 março 2022 | 08:33

Bom dia Eliane!

Ele vende esses produtos em unidades, embaladas e com preço individual ou ele vende por encomenda?

Se ele vende unidades embaladas, primeiro deve observar o NCM e o CFOP informado na NFe e a partir disso, tributar no Simples Nacional

Agora, se ele vende por encomenda, eu entendo que seja venda de mercadoria tributada sem ST.

Carlos

Carlos

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 3 anos Sexta-Feira | 11 março 2022 | 14:14

Jhonnes, ele emitiu a NF antes de solicitar meus serviços.
Emitiu 3 notas que somadas dão o valor de R$ 750,00. Duas com o Ncm 11081400  e uma com o Ncm 19059090, Cst 400  todas.
E essa condição, está correta?