x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 15

acessos 6.420

Empresa emite NFe, o que vai para o Contador?

Fabricio Mores Costa

Fabricio Mores Costa

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 3 julho 2010 | 17:36

Ola, gostaria de saber se a empresa que emite NFe, ela não emite a Nota Fiscal, apenas o DANFE para o seu cliente, a dúvida é o seguinte: No começo do mês, o contador vai buscar os documentos referente a movimentação da empresa, o empresário deverá enviar os DANFE emitidos durante o mês? Ou basta o Contador consultar os que foram emitidos e escriturar como se fosse uma Nota Fiscal impressa?

Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 3 julho 2010 | 21:13

Prezado Fabrício,

O cliente deve enviar para o contador o DANFE já impresso para que o contador faça a contabilização e escrituração. O n.º de controle para confirmação da veracidade da NFe contém 44 dígitos e se o contador tiver que acessar os DANFES um à um, dígito por dígito, referente a TODAS as notas eletrônicas emitidas e recebidas pelos seus clientes, terá de ter uma equipe só para fazer isso, o que torna nosso trabalho inviável.

O correto é que o cliente envie DANFE impresso e no caso de DANFE recebido ref. NFe de entrada o cliente é quem deverá consultar no portal da NFe se aquele DANFE é verdadeiro (já tem DANFES falsos circulando) e se não foi cancelado. A responsabilidade por esse trabalho não é do contador e sim da empresa.

Procure orientar o seu cliente sobre isso e seja bem claro que a empresa pode ser autuada por escriturar e contabilizar DANFES falsos ou cancelados. Nesse caso o contador não poderá ser penalizado juntamente com a empresa em caso de autuação, pois entende-se que se a empresa encaminhou ao contador a documentação é porque ela está correta e tem validade fiscal.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 09:33

Olá, Bom Dia Fabricio!
Além da dica da amiga Vivian de receber as DANFE e escritura-las, verificar também com a empresa responsável pelo seu programa principal de escrituração fiscal se não foi feito nenhuma mudança para atender importação de arquivos ref. o movimento de saídas de NF-e, no meu sistema (Prosoft Gold) importamos os arquivos XML nos enviados e já fica para impressão de livros e calculo dos impostos, sendo assim só recebemos as entradas em papel, saída só trabalhamos com importação - Arquivo digital XML (Quando é NF-e).
Att. Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 09:50

É isso mesmo Sheila, você só saberá se o DANFE é falso ou se foi cancelado se consultar no site da SEFAZ do estado de origem. Somente essa consulta lhe trará a certeza da veracidade do documento. Você sabe como é a tecnologia (rs) os documentos falsos são muito idênticos aos originais... não tem outra saída a não ser consultar.

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 13 julho 2010 | 10:52

Olá, Bom Dia Alex!
Sim...Se for em apuração/Calculo do Simples Nacional (Clicar no botão ao lado do impressora = Integração de valores Fiscal Windows), o programa irá importar para cada anexo conforme os CFOPs, podendo então ter o valor para injerir na emissão da DAS.
Att.Emerson

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade