Prezado Fabrício,
O cliente deve enviar para o contador o DANFE já impresso para que o contador faça a contabilização e escrituração. O n.º de controle para confirmação da veracidade da NFe contém 44 dígitos e se o contador tiver que acessar os DANFES um à um, dígito por dígito, referente a TODAS as notas eletrônicas emitidas e recebidas pelos seus clientes, terá de ter uma equipe só para fazer isso, o que torna nosso trabalho inviável.
O correto é que o cliente envie DANFE impresso e no caso de DANFE recebido ref. NFe de entrada o cliente é quem deverá consultar no portal da NFe se aquele DANFE é verdadeiro (já tem DANFES falsos circulando) e se não foi cancelado. A responsabilidade por esse trabalho não é do contador e sim da empresa.
Procure orientar o seu cliente sobre isso e seja bem claro que a empresa pode ser autuada por escriturar e contabilizar DANFES falsos ou cancelados. Nesse caso o contador não poderá ser penalizado juntamente com a empresa em caso de autuação, pois entende-se que se a empresa encaminhou ao contador a documentação é porque ela está correta e tem validade fiscal.