Olá novamente Larissa, te respondi mas ainda está em análise minha resposta (não costumava demorar tanto)
Obrigado mais uma vez pela rica contribuição.
Eu li a Lei que gentilmente deixou em seu comentário sobre ICMS, e uma coisa puxa a outra, dessa Lei, fui conhecer a tal Lei Kandir e tenho aqui várias abas abertas.
O que ocorre é o seguinte, meu intuito é entender como o ICMS funciona (pois IPI, ISS, PIS, COFINS foram tranquilos), mas quando vou compor o ICMS num XML para um emissor, meu objetivo é ter um emissor de Notas, volta com rejeição.
Caso eu siga os passos que o Sefaz dá para validar o XML, até valida, mas com valores que podem ou não "bater" com a os cálculos e valores corretos.
Então quero (tentar) entender esse "bicho de sete cabeças de nome ICMS) para conseguir compor as tag de um XML qualquer sem maiores problemas com a validação, mas inda sim, com os cálculos do ICMS corretos.
Em programação, para agilizar, costumamos buscar "regras imutáveis" para construir as aplicações, mas, ao menos por enquanto, parece-me que o ICMS possui várias variáveis que chegam no: Vou ser cobrado ou não? Depende.
Pensei que o ICMS fosse ser cobrado a depender do CST ou CFOP (mais siglas, contador ama uma sigla...), ainda mesmo o tal do CEST(mais uma sigla!!!)
Daí estou nesse imbróglio, como e quando vou parametrizar para que se declare e calcule esse imposto?
Saio daqui com várias indicações e muitas dúvidas.