Fábio Ricardo de Barros
Iniciante DIVISÃO 3 , Consultor(a) InformáticaBom dia, tenho uma empresa de informática, e sempre emiti todas as notas usando o modelo 1, pois a maioria dos meus clientes eram empresas então eu preenchia todos os dados, eventualmente comecei a vender para pessoas físicas, entretanto continuei utilizando o talão modelo 1 "que é mais caro", mas em contrapartida tinha o campo CFOP, como a maior parte dos meus produtos eram 5.405, emitia nesse talão com vistas a substituição tributária (para pagar menos ICMS). Evito emitir no modelo 2 pois acredito que não teria direito a substituição (me corrijam se estiver errado).
Mas enfim, agora estou vendendo online, e o volume de notas aumentou consideravelmente, ciênte do trabalho que vou dar aos funcionários do meu escritório, e do trabalho que estou tendo com esse talão modelo 1, 4 vias, 3 carbonos para manusear, etc. Queria simplificar o processo. Por um acaso, entrei com meu login de contribuinte ontem no site da NFP e vó que lá existe uma opção de emissão de nota fiscal online. Achei muito interessante, visto que se pudesse fazer no computador, isso facilitaria muito a minha vida e do escritorio também. Além de dar um aspecto mais "profissional" ao negócio.
Já andei lendo bastante sobre o assunto aqui no fórum, e já vi que todas as vezes que for vender para empresas, tenho que usar o velho talão modelo 1.
Entretanto, pelo que entendi, se a venda for para pessoa física posso usar o talão menor "venda comsumidor" modelo 2 ou optar pela nota fiscal online (novamente me corrijam se entendi errado)
Minha preocupação em usar a nota online, é não poder vender a mercadoria com substituição. por exemplo, vendo muito roteador wireless, e o cfop dele é 5.405, isso reduz bem o valor do meu simples no final do mês, visto que não pago o icms que é uma das aliquotas embutidas no simples. Tanto que, sempre que vendo esse produto e o cliente informa o CPF, faço a nota modelo 1 para ele e não a modelo 2 (que não tem como informar CFOP).
Teria como informar que o produto vendido tem substituição? Como faço já que não há campo CFOP na NF Online.
Obrigado pela ajuda.