x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 5.395

ISS - NFs emitidas no municipio de São Paulo

Ana Claudia Lima

Ana Claudia Lima

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 20 semanas Terça-Feira | 3 fevereiro 2026 | 16:56

Boa tarde pessoal!
Tudo bem?

Estou realizando a apuração do ISS na prefeitura de Cruzeiro/SP. Eles aderiram ao sistema da NFSe Nacional, e logo, não é mais possível realizar a escrituração manual de notas fiscais, uma vez que o sistema da prefeitura está importando as informações para recolhimento diretamente do portal do contribuinte.

O que eu percebi é que as NFSe emitidas pela prefeitura do município de São Paulo não estão aparecendo, o que entendo que tenha a ver com o fato deles não terem aderido ao portal nacional e continuarem com sistema próprio.

Irei entrar em contato com a prefeitura, mas gostaria de saber como vocês tem lidado com essa questão e se mais alguém está passando por isso.

Muito obrigada!

Luiz SP

Luiz Sp

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 15 semanas Terça-Feira | 10 março 2026 | 11:44

Estou passando pelo mesmo problema. A empresa em que trabalho emite notas fiscais de serviço pelo portal da Prefeitura de São Paulo, já usando o layout 2 (que tem CBS e IBS), mas as notas emitidas não aparecem no Portal Contribuinte NFS-e federal.
Não sabemos nem dizer se isto acontece por um erro nosso ou porque a Prefeitura de SP não está integrada, pois sequer encontramos informações da Prefeitura a este respeito. Não vemos outra alternativa a não ser continuar usando o portal da Prefeitura e buscar por mais informações.

Willian Almeida

Willian Almeida

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 15 semanas Terça-Feira | 10 março 2026 | 16:35

Nossas empresas são de São Paulo e a maioria das notas desde 01/2026, não estão aparecendo no ambiente nacional, abrimos protocolo junto a prefeitura através do SP156 e a resposta foi que deveríamos emitir as notas normalmente pelo site da NFS PAULISTANA que a comunicação ocorrera de forma automática após algumas horas, ou até alguns dias, porem temos notas emitidas em 01/2026 que até hoje 10/03/2026 ainda não constam no ambienta nacional.

Luiz SP

Luiz Sp

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 15 semanas Quarta-Feira | 11 março 2026 | 10:45

Consultei a chave da nota (50 dígitos que obtive na parte superior da segunda página da nota de serviços emitida pela Prefeitura de SP) no portal da NFS-e, mas ele retorna "Nota fiscal de serviço inexistente". Testei tanto com notas emitidas agora em março/26 quanto com notas emitidas em fevereiro.
Sigo investigando para descobrir se estamos fazendo algo errado aqui na empresa, ou se é um problema de integração da Prefeitura SP com o portal nacional.
A Prefeitura poderia ajudar publicando mais informações a respeito da integração. Caso esteja funcionando corretamente para alguém (ou seja, a empresa emite a NFS-e pelo portal da Prefeitura SP e a NFS-e aparece no portal nacional), por favor compartilhe a informação. Por enquanto só vi casos de quem não conseguiu. 

Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Sistemas
há 15 semanas Quinta-Feira | 12 março 2026 | 13:22

Eu já estou dizendo isto há algum um tempo, que este negócio das Prefeituras continuarem emitindo nota e depois enviarem ao ambiente Nacional, é algo que não está dando certo.

Espero que durante este ano alguém acorde para a situação e criem uma Lei que obrigue que todas as NFS-e sejam emitidas pelo ambiente Nacional, acabando com os sistemas locais, para que no futuro não causem problemas na Apuração dos Impostos da Reforma Tributária;

Emerson Rabelati

Emerson Rabelati

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 13 semanas Sexta-Feira | 27 março 2026 | 13:57

Paz e Bem!

Sou de outro Município no interior de São Paulo + tenho bastante Serviços Tomados e realmente meu sistema de Captura não pega de São Paulo/SP.
Pelo acesso na Prefeitura de São Paulo/SP: https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/publico/verificacao.aspx, só vê se a nota é válida e gera a mesma em PDF, a chave para pesquisa no site nacional seria o que aparece como Identificador no início da segunda folha (Abaixo do Título: IMPOSTO E CONTRIBUIÇÃO SOBRE BENS E SERVIÇOS (IBS E CBS) ? Pois se for não reconhece = Nota Fiscal de Serviço inexistente, será que sistema esta com zebras e não esta sendo enviado ao Ambiente Nacional ou a chave gerada esta incorreta, ou não é neste local que pega a chave válida?

Obrigado a todos!

"As promessas de ontem são os impostos de hoje."
(William Lyon Mackenzie King)

Gilberto I.

Gilberto I.

Bronze DIVISÃO 2 , Autônomo(a)
há 12 semanas Quarta-Feira | 1 abril 2026 | 16:35

Boa tarde a todos.
Eu estou tentando emitir nota fiscal de serviços de uma empresa de lucro presumido com serviços médicos no layout 2 - IBS/CBS no site da Prefeitura de São Paulo, mas toda vez dá erro. 
Ele fica exigindo na segunda tela IBS/CBS documentos referenciados mesmo que o serviço não tenha mercadoria a declarar, nem tenha nada a ver com construção civil e nem RPS.
Alguém sabe como contornar esse problema?

Júlio César F. C.

Júlio César F. C.

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 11 semanas Sexta-Feira | 10 abril 2026 | 11:30

Também estou na mesma situação, e o fornecedor do meu cliente afirma que só vai pagar quando conseguir consultar a nota no portal nacional 

Júlio César
Jarinu - SP
Deyse

Deyse

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista
há 3 semanas Quarta-Feira | 3 junho 2026 | 18:51

Pessoal, estou com o mesmo problema, alguém já conseguiu verificar as notas emitidas no layout 2.0 no portal nacional? 

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies