x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 2.432

calcelamento de nota fiscal já lançada

Miguel Viscardi

Miguel Viscardi

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Fiscal
há 18 anos Quinta-Feira | 12 abril 2007 | 19:12

Edneia,

Não se cancela nota fiscal fora do período já apurado.

Se a mercadoria não saiu da origem, o canhoto não estiver assinado, a nota não estiver datada na saída, você emite uma NF de entrada por "inocorrência da saída" e se credita dos impostos.

Se a mercadoria saiu e retornou - é um pouco mais complicado, mas se quiser eu te explico todo procedimento para emissão da NF de entrada, preciso de mais detalhes.



Colabore com o Forum- Antes de perguntar acesse: Pesquisar:

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 13 abril 2007 | 09:09

Miguel a empresa Gimenes emitiu nota em 28 de fevereiro de 2007 e a empresa receptora não quis pagar a nota fiscal de fevereiro de 2007 pois houve um descontrole dentro da empresa, pedindo assim, para a empresa Gimenes que emitisse outra em Março de 2007 e cancelando a de fevereiro de 2007.

Miguel Viscardi

Miguel Viscardi

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Fiscal
há 18 anos Sexta-Feira | 13 abril 2007 | 09:21

Edneia


Se a nota fiscal e a mercadoria foram recebidas pela outra empresa como você a denominou (receptora) com canhoto assinado, está deveria emitir uma nota fiscal de devolução com o seu próprio formulário o que anularia a operação e permitiria a recuperação dos impostos.

Por outro lado, se a mercadoria nem chegou a dar entrada no estabelecimento da receptora, por desacordo com o pedido ou outro motivo, bastaria ter feito uma declaração no verso da nota fiscal expondo os motivos da recusa possibilitando a empresa Gimenes a emitir nota fiscal de entrada.



Colabore com o Forum- Antes de perguntar acesse: Pesquisar:

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 13 abril 2007 | 10:15

Pois então, a empresa receptora recebeu a mercadoria e devolveu a nota fiscal sem fazer a declaração no verso pedindo para a emprega gimenes cancelar a nota ( não havia destacado o canhoto ) . A empresa gimenes por sua vez emitiu outra nota em 10 de Março de 2006. Como devo proceder com a nota fiscal de fevereiro que foi emitida e lançada em 28/02/07

Gabriel

Gabriel

Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 13 abril 2007 | 10:21

Bom dia Neia,

Neste caso, na minha ótica, basta a empresa emitente dar a entrada da mercadoria com uma nota fiscal de entrada própria, sendo que, é interessante que a pessoa que faz a entrega, seja orientada para que nestes casos, solicite que declarem manualmente no verso da nota fiscal de venda do emitente, que a nota fiscal não será aceita devido a um desacordo com o pedido... Se for possível, alem da assinatura do funcionário declarante, solicitar um carimbo da empresa destino na nota fiscal, para que apresente mais credibilidade.

Atenciosamente,

Jonas

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 13 abril 2007 | 10:40

Sim, mais o que gostaria de saber é como faço para cancelar esta nota no livro fiscal pois a mesma já foi lançada em livro, calculada e recolhida.

Miguel Viscardi

Miguel Viscardi

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Fiscal
há 18 anos Sexta-Feira | 13 abril 2007 | 11:01

Edneia

Onde está a NF?

De qualquer jeito, quanto ao lançamento do livro você não poderá mexer.

Solução: Emitir a NFE para poder reverter a operação do jeito que te expliquei se não fui claro eu explicarei novamente.

Não pode reverter o lançamento com estorno
Não pode cancelar a nota fiscal.

Se a nota fiscal nem chegou sair, emita nota fiscal de entrada por inocorrência da saída e acabou.



Colabore com o Forum- Antes de perguntar acesse: Pesquisar:

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade