Eduardo
Iniciante DIVISÃO 2 , Programador(a)Senhores, boa noite!
Antes de mais nada, não sou contabilista, sou desenvolvedor de softwares.
Deparei-me com uma situação no mínimo desconfortavel para quem não entende da legislação e dos "tramites" tributários quando o assunto é compra e venda de produtos (sejam eles quais forem)
Estou desenvolvendo um sistema, mas preciso encurtar a conversa senão o topico ficará imenso, então, vamos a duvida:
O sistema tratará de - Pedidos de compra e venda, Venda e emissão de notas fiscais. Estou baseando o Cadastro no modelo de dados fornecido pela receita federal, para, caso haja necessidade de emissão de NF-E, o mesmo já esteja adequado (com os campos necessarios preenchidos).
Eu não tenho noção de quando aplicar por exemplo, no cadastro do produto, os impostos incidentes sobre o mesmo, não tenho noção também do que vem a ser base de calculo, redução, quando aplicar esse monte de informações.
Se eu soubesse ao menos uma fórmula, do tipo "caso situação X, formula é Y", "Caso situação Z, formula é A".
Senhores, não quero incomodar mas, por onde devo começar a estudar a incidencia dos impostos sobre os produtos que um comercio poderia vender? Não quero desenvolver um sistema "porco", faltando dados, que não emite nota, que não faz nada.
Existe algum "manual", livro fiscal, alguma documentação online que TRATA especificamente sobre isso? Pois estou bem perdido e meu projeto PAROU por causa disso!
Já possuo certa noção de icms, mas tenho receio de, ao cadastrar um produto, apenas pedir pro cliente "insira a aliquota de ICMS", sendo que isso pode não ser todo o necessario (e informações ficarem faltando).
Seria interessante se eu pagasse algum contador uma quantia X pra que ele me ENSINASSE as regras disso? ou será que, atraves da documentação existente hoje, eu consiga aprender as regras pra poder implementa-las em meu sistema?
Desculpem o livro, mas eu já visitei esse forum inumeras vezes (toda vez que busco algo tributario, caio aqui hehe).
PS: eu procurei um botão "search" no forum e nao encontrei, procurei o titulo do topico antes de cria-lo, e tambem nao achei nada diretamente ligado ao assunto na base de dados, por isso, criei este topico
Muito obrigado
Eduardo