Eduardo Dress
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia a todos.
Engraçado como certas perguntas se repetem aos montes, e outras não são feitas ou pelo menos eu nunca consigo encontrar alguém com a mesma duvida. Pois bem, pesquisei no fórum e na internet a seguinte questão e assim gostaria da opinião de vocês do fórum.
Haja uma devolução de venda, no qual a empresa tenha que fazer um nota fiscal de entrada, quem será o DESTIANATIO da NF-e. Analisando o layout 20 NF-e esta bem explicito que o GRUPO para os dados do destinatário é apenas para destinatário, logo no meu entendimento o destinatário nesse caso será a própria empresa emitente, e que esta recebendo a mercadoria de volta. Porem veja muitas nfe de devolução no qual o destinatário é o cliente que esta devolvendo a mercadoria.
Visto também que agora existe os dados para nota fical referenciada, então para qualquer NF-e de entrada no qual a empresa seja o emitente, exemplo: nota de importação, produtor rural, serialista, devolução ... e que exista uma nota que dera origem a essa entrada, necessitara os dados dessa nota, no qual é a nota referenciada.
Logo fica outra pergunta, posso emitir uma nota de entrada no qual eu seja o emitente, para varias notas referencias de CNPJ diferentes? Acredito que sim pois pelo layout 20, existe o campo CNPJ para cada NF refenciada e existe a possibilidade de informar varias notas referenciadas, logo tendo 10 notas de devolução poderia eu fazer apenas uma NF-e de entrada.
Quem tiver alguma opinião eu agradeço.