x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 8.490

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 14:27

Olá Pessoal!!! Nossa estou com uma tremenda duvida referente a esses codigos... Liguei na minha regiao e a SEFAZ nao pode me informar pq segundo o servidor não pode informar pq corre o risco de estar orientando errado, que era pra eu ler e interpretar.. Legal esse nosso governo ne??? Tem ngm pra explicar direito.. Mas sempre recorro aqui e obtenho sempre melhores respostas.. Entao to com um cliente que precisa informar esse CSOSN na NFE e ele tem mercadorias tributada (p/ consumidor ) , tributada (p/ revendedor), isenta (livros) e ST. .. Li e to com medo de ter intepretado mal, mas acho que seria 102 , 101 , 101 e 400, respectivamente??? Essa isenção que eu to confusa, pq não é imune e é ate tributada dentro do SN...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 14:45

Mesmo a empresa sendo simples nacional os produtos são tributados, porém os impostos são inclusos no DAS, a não ser que for produtos isentos de acordo com a legislação vigente, para produtos tributados no caso de revenda você vai utilizar:

101 - Mercadoria Tributada com aproveitamente de créditos de ICMS ( Caso você queira destacar na nota a alíquota de icms redusida para empresas aproveitar esse crédito ).

102 - Mercadorias Tributadas porém não vai habilitar o campo para você colocar a alíquota para aproveitamento de créditos de ICMS.

400 - Operações não tributadas, (isentos).

500 - Substituição tributária ( no caso de empresas substituídas estando emitindo as notas ).


Att


Facilite Contábil

dóris silveira da rocha

Dóris Silveira da Rocha

Bronze DIVISÃO 2, Gerente
há 12 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 11:08

Alguém pode me ajudar....estou em dúvida referente a CST. ..

simples nacional produtos sem st : é 101 ou 201 ?
simples nacional produtos com st : é 400 ou 500?
para fora do estado é serão os mesmo ou muda alguma coisa ?

quando vendo pra fora do estado produtos sem st sendo do simples nacional não tem que aparecer o valor do icms e base de calculo do icms ? meu sistema diz que não aparece pq sou do simples e gero aproveitamento de credito..meu cliente diz que tem que aparecer o valor da base de calculo e do icms e não o credito . o que está correto ? socorro por favor me ajudem ..

Murielson Alves

Murielson Alves

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 17:26

Dóris,

A sua duvida é em relação ao CSOSN e não ao CST, como postado na sua mensagem.

- Lembrando que tem que ser CRT 1 - Simples Nacional


o CSOSN 101 - Codigo usado por empresa emquadrada no simples nacional, quando ela vai destacar o ICMS pago efetivamente no DAS, ou seja quando a tributação é normal e abrangida pelo SN.

Faço a correlação entre CSOSN e CST entre o CSOSN 101 e os CST's 00 - Tributada Integralmente; e 20 - Com Redução da Base de Calculo do ICMS.

CFOP mais utilizados: 5.101/6.101/5.102/6.102/5.124/6.124


o CSOSN 201 - Codigo usado por empresa emquadrada no simples nacional, quando ela vai destacar o ICMS pago efetivamente no DAS, ou seja quando a tributação é normal e abrangida pelo SN.
**É usado para produtos com cobrança por substituição tributária.

Faço a correlação entre CSOSN e CST entre o CSOSN 201 e os CST's 10 - Trib e com Cobr de ICMS Sub Tributaria; e 70 - Com Red Base Calc Com Cobr ICMS Subst Tributária.

CFOP mais utilizados: 5.401/6.401


o CSOSN 400 - Codigo usado por empresa emquadrada no simples nacional, cuja a parte do ICMS dentro do DAS seja Não Tributada (N/tribut.) por força de lei.

Faço a correlação entre CSOSN e CST entre o CSOSN 400 e os CST's 00 - Tributada Integralmente; 20 - Com Red Base Calc; 40 - Isenta; 41 - Não Tributada; 50 - Suspensão; e 51 - Diferimento.

CFOP mais utilizados: 5.901/5.902/5.903/5.910/5.911/5.912/5.913/5.915/5.916/5.924/5.925/5.949.


o CSOSN 500 - Codigo usado por empresa emquadrada no simples nacional, quando o ICMS é cobrado por Substituição Tributária de contribuintes substituidos ou por antecipação.
** Classificam exclusivamente a operações ou produtos sujeitos a substituição tributária.

Faço a correlação entre CSOSN e CST entre o CSOSN 500 e os CST's 60 - ICMS Pago Antecipadamente por Substituição Tributária.

CFOP mais utilizados: 5.403/5.405

Procurei aqui explicar o assunto para que possa entender melhor.

Espero ter ajudado.

Murielson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.