x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 8.386

Nfe campo *Aliquota do ICMS ST ??

PAULO CESAR TEIXEIRA

Paulo Cesar Teixeira

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 15:08

Boa tarde, Amigos.

Tenho uma duvida de preenchimento da Nfe, onde o campo de tributos ICMS existe um campo que é *Aliquota do icms st e eu não sei o que colocar, pois o campo abaixo *icms st é preenchido automaticamente de acordo com a aliquota que coloco no campo acima.

Grato, pela ajuda de todos !

Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 15:36

Boa tarde Paulo,

Não ficou muito clara sua pergunta mas vou tentar responder.

ICMS ST só será preenchido se na operação que estiver fazendo for o substituto tributário.

Se você estiver fazendo uma saída interna(revenda) com CFOP 5.405 não tem que preencher esse campo, pois está na situação de substituído.

Ok.

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
PAULO CESAR TEIXEIRA

Paulo Cesar Teixeira

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 15:48

ok, Leticia, não formulei a perguta corretamente, o que acontece é o seguinte, sou uma empresa de SP optante pelo simples nacional que esta revendendo parabrisa de automovel para uma empresa contribuinte lá no RJ no cfop 6404

% modalidade de determ. da bc icmc st = margem de valor agregado %

% reducao da bc icms st = em branco

% magem de valor adc. icms st = 52,10

* bc icms st = 152,10

* aliquota do icms st = ?????????? não sei o que colocar, pois no campo abaixo preciso chegar no valor de 16,90 a pagar de icms st.

Grato, pela ajuda de todos !

José Diego Oliveira Silva

José Diego Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 16:00

Paulo Cesar Teixeira,

O nome desta "margem de valor agregado %" deve ser o IVA ou neste caso, o IVA Ajustado (por se tratar de uma venda Interestadual).

O CFOP 6.404 significa "Venda de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária, cujo imposto já tenha sido retido anteriormente"

Como a descrição cita "já retido anteriomente"... Neste caso não tem que haver destaque de ICMS ST no documento Fiscal.

José Diego
Coord. Adm/Fin/Fiscal
R&D Mediq
Leticia da Silva Pereira

Leticia da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 16:07

Jose Diogo,

O CFOP 6.404 existe justamente para tributar o ICMS ST em operações interestaduais com mercadorias que já sofreram retenção do icms st internamente.Se está iniciando um novo ciclo os protocolos determinan que o remetente seja o substituto tributário indepedente se já houve a retenção e o recolhimento anteriormente.

Quanto a alíquota do icms st Paulo é a alíquota interna do destinatário.

Ok.

Quem estuda, e não pratica o que aprendeu é como o homem que lavra e não semeia.
(Provérbio)
Tulio Cussioli

Tulio Cussioli

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 22 outubro 2012 | 16:07

Pessoal, estou com a mesma dúvida do Paulo.
Meu cenário é o seguinte:
Uma empresa (madeireira) localizada em SP compra produto bruto (madeira bruta) cujo NCM não está enquadrado como substituto tributario.
Esta madeireira fabrica alguns produtos de madeira (por ex., batentes para portas), e vende com outro NCM (44189000), em que há incidência de substituição tributária.
Pesquisei, e os percentuais são os seguintes:

iva-st original: 40%
aliquota: 18%

O valor total dos produtos é R$ 18.660,00.

Calculei o valor do icms-st:
ICMS-ST = (18660 + 40% x 18660) x 18% - (18660 x 18%)
Portanto, ICMS-ST = R$ 1.343,52.

Minha dúvida é no momento de emitir a NF-e.
Quando coloco as seguintes informações de tributos:

* Situação Tributária: 202 - Tributada sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por ST
* Modalid. de determ. da BC ICMS ST: MVA (%)
* % Red. da BC ICMS ST: (em branco)
* % Margem de Valor Adicionado ICMS ST: 40%
* BC ICMS ST: R$ 18.660,00
* Alíquota ICMS ST: ?????
* ICMS ST: TENHO QUE CHEGAR NO VALOR DE R$ 1.343,52

Quando eu coloco a aliquota de 18%, o sistema calcula automaticamente um valor de ICMS ST de R$ 3.358,80. Isto está correto ?
O valor de ICMS ST não deveria ser de R$ 1.343,52 ???
Se o valor correto realmente for R$ 1.343,52, qual deveria ser a alíquota a ser colocada?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade