Fabrízio K.
Articulista , Coordenador(a) FiscalBoa noite a todos,
Gostaria de trocar informações sobre a geração do arquivo EFD PIS/COFINS nas empresas que utilizam o equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF. Já vi dois conhecidos sistemas contábeis que não estão preparados para a geração do arquivo: Contmatic e Folhamatic. O Contmatic faz importação dos arquivos da nota fiscal paulista mas não importa os registros dos itens, e o folhamatic nem importa o arquivo da NFP, por outro lado o Folhamatic importa o arquivo do Sintegra com seu registro 60I (Itens) mas o processo é inviável devido ao tempo que ele leva para ler tais informações. Alguém conhece algum sistema contábil que consiga gerar o EFD a partir de arquivos da nota fiscal paulista ou do arquivo do Sintegra?
Eu fiz testes com o Folhamatic, gerei o arquivo Sintegra de 01 (um) dia de 01 (um) PDV do meu cliente, e fiz a importação para o Folhamatic. Resultado: As informações de itens foram importadas, mas o sistema levou quase 5 minutos no processo. Considerando que meu cliente trabalhe 30 dias por mês, vou levar 150 minutos (2,5Hrs) para importar as informações de 01 caixa.
Se considerarmos um supermercado com 10 equipamentos ECF, lá se vão 25 horas para importação, sem contar o tempo q vou perder ao ter q transformar estes arquivos no layout do Sintegra!
O Contmatic está ainda pior. Em contato com o suporte, fui informado de que a única maneira de gerar o arquivo é importando este da base de dados dos nossos clientes.
Realmente, o procedimento único q vejo é a geração deste arquivo direto do banco de dados dos nossos clientes, porém a maioria ainda utiliza ERPs que não estão preparados para atender a mais essa obrigação do Fisco!
Só para constar, o CISS (http://www.ciss.com.br/) foi o único ERP que vi gerando a EFD PIS/COFINS de empresas que utilizam ECF sem grandes problemas! Alguém conhece mais algum aplicativo de retaguarda que gera a EFD PIS/COFINS?