x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.143

Recebimento de Qtd ou produto errado

Evelyn R. Matias Maia

Evelyn R. Matias Maia

Prata DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Administrativo
há 14 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 12:44

Bom dia a todos!

Como devo proceder de forma legal, quando recebo um produto divergente daquele informado na NF. E ainda quando recebo uma quantidade maior do que especificada em NF?

Dependendo do fornecedor eles se recusam a emitir uma NF complementar para ajustar a quantidade, pois a empresa possui ISO, e o processo é muito burocrático.
E no caso do produto divergente a NF correta pode demorar meses para ser emitida.

Existe alguma saída legal e menos burocrática para os casos acima?

Obrigada

Emerson Cruz

Emerson Cruz

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 12:53

Boa tarde, Evelyn!

De acordo com a logística, o ideal seria a transportadora coletar novamente o produto e mandar novamente de acordo com a lei dos transportes de cargas, mandar tudo que contém no fisíco e na NFe correto, sendo assim, uma quantidade maior ou menor. Caso ao contrário a unica opção é receber a mercadoria e, a transportadora emitir uma NFe de diferença.

Emerson Cruz
Registro de Empresas, Constituição e Legalização.
RFB, SEFAZ e PREFEITURA - RJ
E-mail: [email protected]
Cel.: (21) 97695-0226
O meu Deus é Forte, Justo e Verdadeiro!!!
Israel Ferreira

Israel Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 13:01

Evelyn, boa tarde.

Acredito que independente do fornecedor possuir ISO ou não, um problema que foi gerado por ele não pode passar a ser do Cliente.

No caso de receber quantidade maior do que especificado na nota, realmente eles deverão mandar outra nota acobertando o produto da diferença. Envolve não apenas destaque de imposto, como também o valor do produto que não terá boleto pela sua falta.

Se tratando de recebimento de produtos diferentes (nota x físico), verifica se você pode emitir uma nota de devolução nominal ao fornecedor do item destacado na nota, e posteriormente ele emitir uma nota apenas com o produto correto.

Gostaria de dizer mais uma vez, que o problema do fornecedor não pode se tornar um problema para o Cliente. Se possível, instrua no recebimento da mercadoria para que os produtos sejam conferidos. Caso erro desse tipo seja detectado, informe diretamente seu fornecedor que só assinará o canhoto do recebimento quando eles fizerem a devida correção.

"Respostas em caráter de orientação, não produzem os efeitos da consulta formal junto ao órgão competente."


Israel Ferreira
Contador
Campos de Sousa Assessoria Contabil
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies