Ana Cláudia
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar AdministrativoEu pulei um número muito grande na sequência de notas, da 327 pulou para 2793. Eu cancelei a número 2793 e continuei da 328 em diante. O que eu fiz é errado? Se sim, o que eu devo fazer?
respostas 11
acessos 9.545
Ana Cláudia
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar AdministrativoEu pulei um número muito grande na sequência de notas, da 327 pulou para 2793. Eu cancelei a número 2793 e continuei da 328 em diante. O que eu fiz é errado? Se sim, o que eu devo fazer?
Francisco Avelino Jorge
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia,
Está errado sim Ana Cláudia. Você deveria dar sequencia em 2794. Tive situação parecida e fui orientado pela AF a fazer denuncia espontânea comunicando o fato e inutilizar a sequência que o sistema pulou. Deverá ser feita a inutilização via sistema (leiaute) também. Essa inutilização deverá ocorrer até o 10ºdia do mês subsequente.
Atenc.
Valdemir João Albanes
Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) EmpresasBoa tarde, Ana Claudia!
Conforme Ajuste SINIEF 08/2009, que altera o Ajuste SINIEF 07/05.
se pular a numeração, o contribuinte pode reutilizar o(s) número(s) que não foi/foram usado(s), ou pode também inutilizá-los (Inutilização de Numeração).
att..
Ana Cláudia
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar AdministrativoAh sim, eu emiti até a nota nº 345, então eu não preciso cancelar essas notas e continuar a partir da 2793?
Valdemir João Albanes
Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) EmpresasCorreto, não precisa necessariamente inutilizar as notas.
Você pode reutilizar a numeração, claro dependendo do periodo.
de uma olhada nesse link:
www.nfe.fazenda.gov.br
espero que ajude!
att..
Ana Cláudia
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar AdministrativoMuito obrigada Valdemir, ajudou sim!
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)
Valdenir, boa noite.
Tive caso idêntico e assim como orientação recebida pelo Francisco Avelino Jorge, a SEFAZ-GO orientou-nos a cancelar a numeração cujas notas tiveram sequência quebrada.
Lendo o Ajuste Sinief 07/2005, o artigo 14º corrobora a essa opinião da seguinte forma:
Cláusula décima quarta O contribuinte deverá solicitar, mediante Pedido de Inutilização de Número da NF-e, até o 10 (décimo) dia do mês subseqüente, a inutilização de números de NF-e não utilizados, na eventualidade de quebra de seqüência da numeração da NF-e.
Não conseguí identificar na legislação, algo que fale sobre a reutilização da numeração quebrada.
Dado a relevância do tema, peço por gentileza, que identifique essa possibilidade na lei (de reutilizar numeração quebrada), caso de fato exista.
Aguardamos sua manifestação.
Obrigado,
Hugo.
Ana Cláudia
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar AdministrativoBom dia Hugo,
Agora fiquei na dúvida, eu estou emitindo as notas na sequência que foi quebrada, se eu precisar cancelá-las tem como?
Obrigada pelas respostas.
Ana Cláudia
Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar AdministrativoArt. 182-P. O contribuinte deverá solicitar, mediante Pedido de Inutilização de Número da NF-e, até o
10º (décimo) dia do mês subsequente, a inutilização de números de NF-e não utilizados, na eventualidade de quebra de
sequência da numeração da NF-e.
Pelo que entendi aqui, teriam que ser inutilizados os números não utilizados...
Francisco Avelino Jorge
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)bom dia Ana Cláudia,
O prazo para cancelamento de notas em MG é de 24hs. Diante dos fatos, acredito que a melhor solução para o seu caso seja uma denúncia espontânea expondo o que de fato ocorreu. Relata que o sistema quebrou a sequência da numeração, mas depois voltou na sequencia anterior. Para Isso é interessante pedir uma orientação na AF primeiramente. Ligue no 155 que eles poderão lhe ajudar, acredito. Faça a denúncia em duas vias e guarde por 5 anos a sua via.
Atenc.
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Ana Cláudia, este também é o meu entendimento.
Solicitei ao Valdenir que se posicionasse, caso tivesse opinião contrária, baseado na postagem em que afirma:
Valdemir João Albanes
Ouro DIVISÃO 3 , Administrador(a) EmpresasBoa tarde!
confesso que revendo o Ajuste SINIEF 07/2005(nova redação dada pelo Ajuste SINIEF 11/2008), devo concordar com os nobres colegas.
mas por outro lado... essa é a informação que tenho da SEFAZ daqui do PR.
Veja só, no site da receita, no link de perguntas e respostas da NF-E
da Receita Estadual do Paraná, SEFA/PR, (no item 14-2):
onde diz;
14.2. E se pular a numeração, que fazer?
R. O contribuinte pode reutilizar o(s) número(s) que não foi/foram usado(s), ou pode também inutilizá-los (Inutilização de Numeração).
https://www.fazenda.pr.gov.br/arquivos/File/NFe/FAQ_NFe_PR.pdf
att..
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade