x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 4.523

Natureza da Operação: Remessa para Locação

Nadigleide Menezes dos Santos

Nadigleide Menezes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 11:59

Olá, eu trabalho em uma empresa de Locação de bens Móveis e sempre quando temos emitimos nossas NFes de Remessa usamos o CFOP 5949 ou 6949 Remessa para Locação. Esta semana ao enviar uam NFe ao meu cliente que de São Paulo para atender o Evento dele que é em Natal, fiz o de costume, mencionei o CFOP 5949 - Remessa para Locação e em dados adicionais mencionei o endereço onde o material seria entregue, como trabalhamos com NFe mandei o Danfe para ele para que no retorno do material ele me enviasse uma NFe de Retorno, pois ele tem Inscrição Estadual.
Ele me informou que não irá fazer a NFe de Retorno e que eu nunca poderia ter feito uma Nfe para ele, sendo que a base da empresa dele é em São Paulo eu não poderia ter feito a NFe como Remessa para Locação e que ele não pode emitir a NFe de Retorno pra mim.
Como eu devo procedeer neste caso? pois meu pessoal precisa retornar de Natal para SP, mais sem esta NFe minha empresa pode sofrer auto de infração e ser multada.

PETRONIO OLIVEIRA DOS SANTOS

Petronio Oliveira dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 12:23

Bom dia,

Entendo que a sua Nfe emitida de remessa é devida, pois esta nf acobertará o transito do material, além de lhe dar a garantia de que o seu bem está em poder de terceiros, tornando o seu cliente responsável por quaisquer danos que o mesmo sofra durante o período locado. Caberá a nota fiscal de retorno com o mesmo CFOP e nos dados adicionais a mensão: "material recebido através de sua nfe XXX, emitida em xxxx...que ora retorna (total ou parcial)ao estabelecimento de origem". Quanto ao pagamento pelo serviço prestado, deverá ser emitda a nf de serviço para a cobrança da locação.

Espero ter contribuído.

At
Petronio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade