x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.205

Protocolo ICMS 21/2011 - Dúvidas

Flávio Silveira

Flávio Silveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Informática
há 12 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 19:26

Boa noite,

Primeiramente gostaria de parabenizar a iniciativa do fórum, muito bem organizado e repleto de informação.

Na verdade não sou contador, mas estou montando uma loja virtual e fui informado sobre este protocolo. Após uma pesquisa pelo Google, vi que ele foi votado pelo Senado agora em julho.

Basicamente minhas dúvidas são:

1- Qual é o status atual desse protocolo? É válido? Tem alguma medida impedindo essa tributação? Na minha pesquisa não encontrei muita coisa, apenas um caso da empresa B2W que conseguiu uma liminar por considerar tal coisa inconstitucional.

2- Como é feito o cálculo? Seria a alíquota do ICMS do estado de destino menos 7% como diz na cláusula terceira (no meu caso, que sou da região sudeste)?

3- A guia de recolhimento tem de ser paga por mim ou pelo destino?

4- A que outros pontos devo me atentar com relação a esse protocolo?

5- Existe alguma coisa específica desse protocolo para gerar uma NFe?

Desde já agradeço qualquer resposta.

Flávio Silveira

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 12:22

Flávio,

Atualmente a PEC ainda está tramite, não alterando o texto constitucional, entretanto, existem Estados como Pará que estão cobrando com base nesse protocolo.

Sim seria a diferença entre aliquotas.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
Flávio Silveira

Flávio Silveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Informática
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 19:18

Lucas, muito obrigado pela resposta!

Qual seria sua recomendação pessoal? Que eu não me preocupe agora com isso e espere até a PEC passar ou se possível já efetuar a cobrança com aliquotas diferentes?

Novamente muito obrigado!

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 21:57

Flávio,

Caso faça alguma transação com os Estados do Pará e Mato Grosso, surgiro que faça a retenção. Os demais raramente questionam algo.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade