x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 1.096

NF devolução entrada

Giovane Huff

Giovane Huff

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 08:40

Bom dia!
Estou com um problema com NFs de Devolução.
Minha empresa adquiriu peças de um fornecedor, o qual emitiu a devida NF de Venda. Ao chegar a oficina mecânica o responsável verificou que as peças não seriam as que ele necessita. As peças foram levadas ao fornecedor para serem trocadas, porém ao invés do fornecedor nos solicitar uma NF de Devolução, ele mesmo fez a NF de Devolução como entrada, posteriormente enviou a NF para nossa empresa para indicar que as peças foram devolvidas. Depois fez nova NF de Venda para a peças corretas.
Minha dúvida é em relação a escrituração fiscal da NF de Devolução que ele emitiu, como faço em minha empresa, uma vez que essa NF nós deveríamos ter emitido.
Espero ter explicado da melhor maneira possível.
Agradeço a quem puder ajudar!

Diogo

Diogo

Prata DIVISÃO 3 , Assistente
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 09:41

Bom dia Giovane,

O fornecedor interpretou como uma recusa.O cliente escreveu na nota fiscal que estava recusando a mercadoria por não estar de acordo com o pedido ?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 10:14

Bom dia Giovane!

Esta operação é legal, esta nota fiscal que o fornecedor emitiu somente ele que vai escriturar esta nota fiscal no seu livro de entradas e só pode ser feita quando o cliente recusa ou devolve as mercadorias com própria nota de venda.

Com isso ele irá anexar a primeira via da nota de venda nesta nota de devolução e arquivar.

Esta via que ele te mandou foi só para comprovar a devolução, não deve ser escriturada pois você não deu entrada na nota de venda.

Você só vai dar entrada na outra nota de venda que ele emitiu.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 10:56

Giovane, neste caso o destinatário tem que emitir uma nota fiscal de saída em devolução parcial da mercadoria, mesmo que o fornecedor emita uma nota de entrada em devolução.

Veja que o destinatário lançou a nota de venda no seu livro de entradas e ao devolver parte da mercadoria precisa lançar a saída desta mercadoria com emissão da nota de devolução.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 11:44

Giovane, é uma nova nota fiscal, com o diferencial de não ser de venda, mas de devolução de mercadorias, tem que ter os dados da nota de venda quanto aos dados do fornecedor e os itens da nota, mas claro que as quantidades serão diferentes, somente a quantidade que se está devolvendo.

Giovane Huff

Giovane Huff

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 11:55

Gilberto, quanto a quantidade de produtos e dados do fornecedor estou ciente de que é diferente, o que me preocupa é que, como o fornecedor já fez uma NF de entrada com formulário próprio (de entrada), esta possui um numero, uma chave de acesso, protocolo de autorização, etc., se eu emitir uma nova NF de Devolução, com outro numero, outra chave de acesso para o meu fornecedor, não ficará em duplicidade a operação?

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 14:15

Não vai ficar em duplicidade porque a sua nota fiscal é de saída e a do fornecedor é de entrada.

Em confronto vai ter o registro de saída em devolução de compra no seu registro e no fornecedor vai ter uma entrada em devolução de vendas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade