Magno Ramos
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezados,
Estou com um problema em uma Declaração de IRPF de um cliente, conforme descrito abaixo:
No exercício de 2012 foi feita a declaração por outra pessoa e esta lançou induziu meu cliente a lançar despesas com médicos e dentista, e quando eu fiz a declaração de 2013, entrei no portal e-cac e percebi que ele estava com a declaração de 2012 pendente, apesar de ter pago o imposto em 8x. A receita pediu que ele comprovasse tais despesa, contudo como ele foi induzido a laçar-las pelo profissional anterior, não tem como comprová-las. Neste caso orientei ele a fazer a retificadora do ano de 2012, mas fiquei na duvida de como proceder.
Afinal, eu devo utilizar o programa de 2012, refazer a declaração, marcar a opção retificadora e não informar mais tais despesas médicas inexistentes, né isso?? Mas a dúvida é: como vai ser calculado um novo imposto a pagar, como ficará o imposto já pago? o próprio sistema calcula o valor total, eu transmito, e é feita a sobreposição e já se abate o valor já pag, e, assim, eu parcelo e pego os DARFS do imposto q falta pagar pelo portal e-cac???
Se alguem puder me ajudar ficarei muitooo grato...