Thais Muniz da Silva dos Santos
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeBoa tarde pessoal, por favor se alguém puder me ajudar com este caso:
Fui procurada por uma pessoa que descobriu ter seu CPF irregular mediante a Receita Federal referente à uma declaração de ajuste anual que ele havia deixado de fazer. O caso é que ele entrou na justiça em 2001 para conseguir obter sua aposentadoria do INSS, esse processo se estendeu por uns 7 anos e ele recebeu rendimentos acumulados em janeiro de 2008. Desses rendimentos acumulados no valor bruto de R$ 98.***,16, foi retido 3% ref. IRRF no valor de R$ 2.***,88. Porém, pessoa simples que é, não sabia que deveria ter declarado esse valor recebido, e descobriu isso apenas agora pelo que aconteceu em seu CPF.
O fato é que ao declarar estes valores no programa IRPF 2009, gera um valor alto de IR a pagar, visto que nesta época não era possível informar a quantidade de meses referentes à esse rendimento acumulado e o mesmo era tributado integralmente. Dessa forma estou sem saber como declarar pois o cliente não tem como pagar um imposto de mais de R$ 13.000,00, mesmo que seja para ser restituído mais tarde.
Por favor, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto e se me indicam alguma solução de como declarar este rendimento não gerando imposto a pagar, talvez eu esteja fazendo algo errado de fato.
Agradeço antecipadamente a disponibilidade.
Thais Muniz