Talles Pescumo
Iniciante DIVISÃO 2 , Não InformadoBoa tarde,
Estou com algumas dúvidas relativas ao imposto de renda da minha mãe, a situação é a seguinte:
Minha mãe tem 61 anos, recebe atualmente 1 salário mínimo de aposentadoria (R$678,00) e 1 salário mínimo de pensão por morte do meu pai (R$678,00). Além disso ela possui uma casa que está alugada desde março, por R$1250, sendo que o aluguel é administrado por uma imobiliária que cobra 5% de comissão, então ela recebe líquido mensalmente 1187,50. Não possui nenhuma outra fonte de renda e os imóveis em seu nome não chegam a R$300000,00.
Abaixo as dúvidas:
- Considerando o 13º, de aposentadoria e pensão neste ano de 2013 minha mãe irá receber R$17628,00. Somando o valor liquido dos aluguéis desde março ela terá recebido R$10687,50 neste ano de 2013. Totalizando R$28315,50 de rendimentos tributáveis. Portanto ela será obrigada a declarar o IRPF de 2014 referente ao ano-calendário 2013, correto?
- Nessa situação minha mãe deve ou não deve pagar o carne-leão referente ao aluguel mensalmente? Pois o valor que ela recebe do aluguel não chega as faixas de tributação, porém somando os outros rendimentos ultrapassa. Em alguns lugares li que deveria, e outros que não, então não sei como ela deve agir. Se for obrigatório como fica a conta pra saber o que ela deveria pagar no DARF?
- É possível declarar uma parte dos rendimentos dela como doação para mim? Pra que ela seja desobrigada da declaração? Se sim, essa doação sofreria tributação na minha declaração?
Muito obrigado!
Talles