Patrick Valfre
Bronze DIVISÃO 5 , Chefe AdministrativoTENHO RENDIMENTOS DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICO PRESTADO A PF., E TAMBÉM RENDIMENTO DE ALUGUEIS RECEBIDOS DE SALAS E APART. ALUGADOS TAMBÉM A PF.
PERGUNTO:
1)-Sei que devo lançar os rendimentos da clínica, bem como suas despesas mês a mês: A minha dúvida está nos rendimentos de alugueis bem como as despesas de cobrança dos mesmos; Devo lançá-los no corpo do livro Caixa citando de quem recebeu, tipo nome e CPF, bem como suas despesas de cobrança? Ou em campo próprio da DIRPF?
2)-Preciso de Caixa para cobrir patrimônio; (pergunta um pouco idiota), más pergunto: sou obrigado a deduzir as parcelas do IRPF pago durante o ano de 2007, bem como o IRPF, apurado mês a mês no Carnê Leão?
3) Eu registrei na Clínica Pedreiros/Ajudantes, sei que este são despesas não dedutível na apuração do Carnê Leão, é que lancei no livro Caixa, e estou procedendo reforma, ampliação, em salas e apartamentos residenciais, e quero aproveitar os referidos valores para reavaliar, valorizar, ou seja incorporar tais valores aos imóveis; como procedo para lançar ou incorporar tais valores nos imóveis no corpo da DIRPF. (COLUNA DE BENS E DIREITOS)?
4)Gostaria de saber também se a conta de celular, (maior parte) é usado para cliente da clínica, posso utilizar parte tipo (50%) como despesas dedutível no livro caixa Carnê Leão?
5)Posso também utilizar com despesas dedutível os juros pagos em duplicatas no atraso de pagamento?
Desde já agradeço a ajuda dos nobres colegas.
Patrick