x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 3.755

IRPF-CARNE LEAO E OUTROS

Patrick Valfre

Patrick Valfre

Bronze DIVISÃO 5 , Chefe Administrativo
há 18 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 14:07

TENHO RENDIMENTOS DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICO PRESTADO A PF., E TAMBÉM RENDIMENTO DE ALUGUEIS RECEBIDOS DE SALAS E APART. ALUGADOS TAMBÉM A PF.

PERGUNTO:

1)-Sei que devo lançar os rendimentos da clínica, bem como suas despesas mês a mês: A minha dúvida está nos rendimentos de alugueis bem como as despesas de cobrança dos mesmos; Devo lançá-los no corpo do livro Caixa citando de quem recebeu, tipo nome e CPF, bem como suas despesas de cobrança? Ou em campo próprio da DIRPF?

2)-Preciso de Caixa para cobrir patrimônio; (pergunta um pouco idiota), más pergunto: sou obrigado a deduzir as parcelas do IRPF pago durante o ano de 2007, bem como o IRPF, apurado mês a mês no Carnê Leão?

3) Eu registrei na Clínica Pedreiros/Ajudantes, sei que este são despesas não dedutível na apuração do Carnê Leão, é que lancei no livro Caixa, e estou procedendo reforma, ampliação, em salas e apartamentos residenciais, e quero aproveitar os referidos valores para reavaliar, valorizar, ou seja incorporar tais valores aos imóveis; como procedo para lançar ou incorporar tais valores nos imóveis no corpo da DIRPF. (COLUNA DE BENS E DIREITOS)?

4)Gostaria de saber também se a conta de celular, (maior parte) é usado para cliente da clínica, posso utilizar parte tipo (50%) como despesas dedutível no livro caixa Carnê Leão?

5)Posso também utilizar com despesas dedutível os juros pagos em duplicatas no atraso de pagamento?

Desde já agradeço a ajuda dos nobres colegas.

Patrick

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Segunda-Feira | 17 dezembro 2007 | 07:50

Bom, dia Patrick

Na mesma ordem em que você colocou:

1) - Os rendimentos de alugueis, assim considerados a ocupação, sublocação, uso ou exploração de bens móveis, imóveis e royalties, devem ser lançados no programa Carnê-Leão e posteriormente importados ou lançados diretamente na Ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Físicas e do Exterior".

Se lançados no Livro Caixa deve ser informado o nome e CPF da Pessoa Física pagadora. Do valor do aluguel recebido, podem ser excluídos os seguintes encargos, desde que o ônus tenha sido exclusivamente do locador:

- impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento;

- aluguel pago pela locação de imóvel sublocado;

- despesas pagas para cobrança ou recebimento do rendimento;

- despesas de condomínio.

2) - Não há como deixar de reconhecer (deduzir) as parcelas do Imposto de Renda decorrentes da DIRPF pagas durante o ano, bem como o Imposto calculado e pago mensalmente (Carnê-Leão) posto que seja "saída já comprovada" do Caixa.

3) - No caso de benfeitorias realizadas em imóvel adquirido após 1988, o custo das benfeitorias deve ser acrescido ao valor do imóvel na ficha de "Bens e Direitos". Informe:

- no campo Discriminação, juntamente com os dados do bem, o custo das benfeitorias;

- no campo Situação em 31/12/2006, o valor do bem constante na declaração do exercício de 2007, ano-calendário de 2006; e

- no campo Situação em 31/12/2007, o valor do bem acrescido dos pagamentos efetuados.

As benfeitorias realizadas em imóvel adquirido até 1988 devem ser incluídas em item próprio utilizando o código 17. Neste caso, informe:

- no campo Discriminação, os dados do bem a que se referem as benfeitorias;

- não preencha o campo Situação em 31/12/2006; e

- no campo Situação em 31/12/2007, o total dos pagamentos efetuados.

4) - Em resposta a Pergunta 394 relacionada a dedução de despesas decorrentes do exercício as profissão, a Receita Federal assim se pronunciou: "Admite-se como dedução a quinta parte destas despesas, quando não se possa comprovar quais as oriundas da atividade profissional exercida. Não são dedutíveis os dispêndios com reparos, conservação e recuperação do imóvel quando este for de propriedade do contribuinte. Em relação ao telefone, esse critério aplica-se também quando a assinatura for comercial. (PN CST nº 60, de 1978) (eu grifei)

Vale dizer que você pode usar como despesas dedutíveis apenas 20% do total dos gastos com telefone celular

5) - Juros pagos pelo atraso do pagamento de duplicatas a despeito destas se referirem a quitação de obrigações cujas despesas são decorrentes do exercício da profissão, não podem ser deduzidos por se tratar de despesas financeiras.

...

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies