x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 981

Mauricio Orsolin

Mauricio Orsolin

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 3 janeiro 2008 | 17:30

Olá e Boa Tarde,

Minha dúvida é em relação a entrega da DCTF mensal.

A Empresa entregava DCTF semestral e teve receita bruta no ano calendário 2005 superior a 30 milhões.

Devo a Partir de Janeiro de 2008 entregar a DCTF Mensal ou já deveria ter entregue a mesma em 2007.


Grato

Mauricio Orsolin

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 08:44

Boa Tarde Maurício,

Conforme Instrução Normativa 786 de 19 de novembro de 2007,

Art. 3º Ficam obrigadas à apresentação da DCTF Mensal as pessoas jurídicas:

I - cuja receita bruta auferida no segundo ano-calendário anterior ao período correspondente à DCTF a ser apresentada tenha sido superior a R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais);

II - cujo somatório dos débitos declarados nas DCTF relativas ao segundo ano-calendário anterior ao período correspondente à DCTF a ser apresentada tenha sido superior a R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais); ou

III - sucessoras, nos casos de incorporação, fusão ou cisão total ou parcial ocorridos quando a incorporada, fusionada ou cindida estava sujeita à mesma obrigação em decorrência de seu enquadramento nos parâmetros de receita bruta auferida ou de débitos declarados.

§ 1º A partir do ano-calendário de 2005, uma vez enquadrada em uma das hipóteses de obrigatoriedade de apresentação da DCTF Mensal, a pessoa jurídica permanecerá obrigada a sua apresentação nos anos-calendário posteriores, independentemente da alteração dos parâmetros considerados.
§ 2º Entende-se por receita bruta a totalidade das receitas auferidas pela pessoa jurídica, sendo irrelevantes o tipo de atividade por ela exercida e a classificação contábil adotada para as receitas.

Conforme instruções da Receita Federal reproduzidas acima, a empresa era obrigada a apresentar a DCTF mensalmente ja em 2007, e por este motivo passa a ser obrigada também a entrega a declaração mensal em 2008. Deve-se observar que para sua entrega é necessária a certificação digital.

Espero ter ajudado,
Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: