Cassiano Cussioli Simioni
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista SistemasBoa Noite
Segue a dúvida..
Meu pai tem um terreno de 780m2 onde neste terreno tem construída uma casa de 180m2 + quintais equivalente a 270m2, ou seja restando uma área de 510m2.
Eu quero construir neste terreno, mais quero fazer um consorcio para tal fim, no caso, seria um consorcio de 200 mil, porem com esse valor não concluo a casa, e no consórcio preciso entregar a casa pronta..e o maior detalhe só posso construir no que é meu e não no dos outros (ou seja no terreno do meu pai).
Meu pai tem uma divida de 30 mil reais para ser paga no fórum, o único bem que ele tem é esta casa.
Pensei em desmembrar o terreno (os 510m2 restantes), porem sem pagar a divida, segundo ele, o fórum penhora a parte equivalente ao valor da dívida ou algo do tipo.
Então, pensei se seria possível eu fazer o consórcio, ao ser contemplado ele me vender o terreno pelo valor do consórcio, daí seria paga a dívida com este dinheiro e o desmembramento, escrituras e etc..
Sendo assim o terreno ficaria alienado a administradora e o dinheiro restante com ele, aproximadamente uns 150mil, ai vem as dúvidas, ele deve recolher impostos sobre essa venda? No caso o dinheiro ficaria livre para construir, se ele construir para min influi em algo ou mais algum imposto?
Ou se ele fizer a doação do dinheiro para min eu ou ele deve recolher impostos?
A dúvida é essa, não entendo disso, não sei se é correto fazer isso ou é crime, não entendo nada desta área, por isso fiz o cadastro aqui e vim compartilhar minha dúvida antes de fazer qualquer merda ou plano de consórcio para depois não me arrepender.
Agradeço a quem puder ajudar ou instruir-me no mais correto possível à ser feito.
Desde já, muito obrigado!